terça-feira, 5 de maio de 2015

Cadeira de rodas impressa em 3D ajuda na reabilitação de cães deficientes

Cadeira de rodas impressa em 3D ajuda na reabilitação de cães deficientes
por JOÃO KURTZ
Para o TechTudo

A primeira vista, a impressão em 3D pode parecer uma moda passageira, mas com o passar do tempo a tecnologia ganha novas aplicações que parecem comprovar que ela veio para ficar. Um exemplo é Luisa, uma cadela italiana que nasceu sem as patas dianteiras e que vai poder se movimentar com mais facilidade agora, graças a uma cadeira de rodas feia sob medida para ela em uma impressora 3D.

Prótese permitiu que cadela pudesse andar (Foto: Reprodução/Blog da Luisa)
Prótese permitiu que cadela pudesse andar (Foto: Divulgação/Blog da Luisa)
A história de Luisa começa quando sua mãe, grávida, deu a luz a cinco filhotes em uma área particular. Os animais foram recolhidos por uma ONG alemã que cuida de bichos abandonados. O caso chegou aos ouvidos de um grupo de pessoas, incluindo o dono de uma empresa de impressão em 3D, Florian Rapp, e a estudante de medicina Karin Bufe, que decidiu construir a peça.

A cadeira de rodas é composta por uma placa de plástico para a barriga, na qual são encaixadas duas rodas para facilitar a locomoção. O acessório pode ser adaptado para o tamanho de Luisa conforme ela cresce, o que significa que ela não deve precisar que um novo equipamento seja construído.
Arquivos da cadeira foram disponibilizados em dois tamanhos e código aberto (Foto: Reprodução/Blog da Luisa)
Arquivos da cadeira foram disponibilizados em dois tamanhos e código aberto (Foto: Divulgação/Blog da Luisa)

Os resultados do projeto foram disponibilizados em código aberto para que outras pessoas possam duplicá-lo e ajudar outros animais com dificuldades. A cadeira existe em dois tamanhos diferentes e a maior delas é composta por várias partes diferentes, o que permite que seja impressa em equipamentos menores sem problemas.
A impressão foi feita com PLA e outros materiais usados incluem dois tubos de alumínio, duas rodas e espuma. Segundo Raupp, o custo total das peças não passou de €130 (cerca de R$ 446). Ele também recomenda o uso de uma terceira roda, menor, para ajudar o animal a se equilibrar enquanto ele se acostuma com o acessório.

Cadeira pode ser impressa em impressoras pequenas (Foto: Reprodução/Blog da Luisa)
Cadeira pode ser impressa em impressoras pequenas (Foto: Divulgação/Blog da Luisa)

A ideia de usar impressão em 3D para solucionar deficiências biológicas e salvar vidas não é nova. Em abril, por exemplo, uma tartaruga que corria risco de morte devido a problemas no casco ganhou uma cobertura customizada para protegê-la e, em várias partes do mundo, a tecnologia tem sido usada para criar novas patas para patos e até substituir o bico danificado de aves.
Em humanos, a impressão em 3D também tem sido usada para criar próteses de membros perdidos que, embora não sejam capazes de substituí-los por completo, ajudam os pacientes a – por exemplo – andar sem precisar de uma muleta. Por outro lado, uma nova técnica foi criada que mistura células com biopolímeros, criando uma prótese de nariz customizada e rápida para ser usada em pessoas que sofreram acidentes.
Veja abaixo um vídeo de Luisa testando sua nova cadeira de rodas:

Fonte: TechTudo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todas postagem é previamente analisada antes de ser publicada.