quarta-feira, 6 de maio de 2015

Saiba como manter contato com recrutadores para conseguir o emprego dos sonhos

Saiba como manter contato com recrutadores para conseguir o emprego dos sonhos

Adeline Daniele, de INFO Online
06/05/2015 11h21

Getty Images
Computador
Uma boa forma de conquistar a oportunidade dos sonhos na empresa desejada é manter contato com os recrutadores. E a tecnologia pode ser uma importante aliada nessa iniciativa.

Ao invés de esperar um processo seletivo ser anunciado, o profissional pode entrar em contato com a companhia para demonstrar interesse em trabalhar com sua equipe e se oferecer para uma entrevista na área onde deseja atuar.

A prática, inclusive, é aconselhada por especialistas em carreira. “O recrutador normalmente tem um banco de dados com as vagas que a empresa costuma abrir. Se momentaneamente uma vaga não estiver aberta, o avaliador não precisará esperar divulgar uma vaga e aguardar os candidatos se inscreverem”, explica o consultor de carreiras da consultoria de recrutamento Bê-á-bá do RH, Carlos Eduardo Pereira.

E a internet é uma ótima ferramenta para se manter no radar das empresas: seja por e-mail ou pela rede do LinkedIn, o candidato interessado pode enviar uma mensagem para o recrutador com seu currículo, mostrando que se identifica com o perfil da companhia e se colocando à disposição para disputar uma futura oportunidade de trabalho.

Mas, não é porque o contato será feito digitalmente que o profissional deve abusar. De acordo com Pereira, não é conveniente bombardear a caixa de mensagens do recrutador cobrando um posicionamento. “Sugiro que a pessoa envie uma mensagem polida - não muito coloquial nem muito formal - dizendo a sua intenção e o cargo ou área em que deseja trabalhar”, diz. Junto com a mensagem, deixe um link ou anexe o documento com o currículo atualizado.

Também é importante que o profissional demonstre que está alinhado com o perfil da empresa e ressalte suas qualidades para o cargo que deseja ocupar. Informar a formação acadêmica, idiomas, resultados e as conquistas mais recentes são alguns dos pontos fortes que podem ser mencionados na mensagem. “No entanto, seja sucinto. Deixe as informações completas para o currículo”, aconselha o consultor.

Outra importante dica é revisar todo o seu texto e currículo antes do envio. Erros de português, gírias e intimidade excessiva devem ser evitados. “Um erro de português, por menor que seja, pode ser fatal para eliminação do candidato”, diz Pereira.

Ainda de acordo com Pereira, dependendo do perfil da companhia o profissional pode explorar a criatividade nos currículos. Quem quiser inovar pode criar um perfil em diferentes modelos como vídeos, animações, games ou até apresentações na plataforma Prezi. “O Prezi é um bom exemplo, pois é uma ferramenta de apresentação não-linear onde você pode se apresentar de maneira formal com um diferencial”, diz.

Fonte: Info

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todas postagem é previamente analisada antes de ser publicada.