segunda-feira, 1 de junho de 2015

Conheça o projeto do Google para transformar roupas em interfaces touch-screen

Conheça o projeto do Google para transformar roupas em interfaces touch-screen  

Marcus Vinicius Brasil, de INFO Online 01/06/2015
  
Jacquard
Google desenvolveu fios condutores que podem ser usados em tramas de algodão ou seda, por exemplo

O projeto Jacquard, da gigante das buscas Google, ainda não é famoso como outras iniciativas da empresa americana, como a de carros autônomos e a de balões de conectividade. Mas, anunciado durante a conferência para desenvolvedores Google IO, o Jacquard também chama atenção pela objetivo ousado: transformar roupas e outros tecidos em interfaces sensíveis ao toque.

Imagine, por exemplo, controlar a televisão tocando apenas o braço do seu sofá. Ou pilotar um drone a partir da manga da sua camiseta. Esse exercício futurista, totalmente hipotético, demonstra algumas das possibilidades do Jacquard. 

Para viabilizar essa ideia, o Google se juntou a parceiros na indústria de tecidos para criar fios sensíveis ao toque e a gestos que podem ser trabalhados em tramas de tecido normal. Esse avanço foi possível, segundo a empresa, graças a um novo fio condutor, que pode ser embutido em materiais já utilizados pela indústria, como algodão e seda. 

Esses fios podem ser conectados a circuitos em miniatura, do tamanho de botões de uma blusa, criando um sistema completo para interfaces sensíveis ao toque. 

Foto por: Google
Fios se conectam a chips em miniatura, que disparam os dados para apps

"Os componentes complementares foram projetados para ser tão discretos quanto possível", diz o texto de apresentação do projeto Lacquard. "Esses eletrônicos em miniatura capturam interações de toque, e vários gestos podem ser inferidos por algoritmos. As informações de gestos e toques capturados são transmitidos para telefones celulares e outros dispositivos para controlar uma grande gama de funções, conectando usuários a serviços onlines, apps ou funções do celular."

Ainda segundo o texto, o projeto Jacqard tem ainda como objetivo lançar as bases para uma produção de larga escala, que seja eficiente também do aspecto financeiro. Mas nenhum produto final que utilize a tecnologia foi anunciado por enquanto.

Fonte: Google

Fonte: Info

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todas postagem é previamente analisada antes de ser publicada.