segunda-feira, 1 de junho de 2015

Primeiro televisor no Brasil

TVs: relembre a história do eletrônico ‘queridinho’ dos brasileiros

por JULIANA PIXININE
Para o TechTudo

As TVs ainda são os eletrônicos mais famosos entre os brasileiros. Para aproveitar o aniversário de 65 anos da primeira transmissão de televisão no Brasil, o TechTudo relembra a história desses aparelhos, desde o primeiro televisor até os atuais, de alta qualidade. Vamos juntos nessa viagem de volta ao passado?Primeiro televisor no Brasil

Primeira TV fabricada no Brasil surgiu em 1951, da SEMP (Foto: Divulgação/SEMP)
Primeira TV fabricada no Brasil surgiu em 1951, da SEMP (Foto: Divulgação/SEMP)

A televisão no Brasil surgiu em 1950, trazida por Assis Chateaubriand, que fundou o primeiro canal do país, a TV Tupi. Na época, o alto custo do aparelho, que era importado, restringia seu uso às classes mais altas. Porém, já no ano seguinte, em 1951, foi montado o primeiro aparelho televisor no Brasil, pelo Sociedade Eletromercantil Paulista (SEMP, hoje SEMP Toshiba). A primeira transmissão aconteceu em 1º de junho de 1950, pela TV Tupi, mas só em setembro do mesmo ano ela entrou no ar regularmente.
TV Tupi foi o primeiro canal brasileiro (Foto: Reprodução/YouTube)
TV Tupi foi o primeiro canal brasileiro (Foto: Reprodução/YouTube)

TV em cores 
A primeira transmissão feita em cores por uma televisão brasileira aconteceu em 1962, pela TV Excelsior. Porém, o sistema não vingou, porque os aparelhos receptores eram todos importados e muito caros. Somente dez anos depois, em 1972, ocorreu a primeira transmissão colorida oficial no país, no mesmo ano em que o foi criado o primeiro televisor em cores fabricado no Brasil, também pela SEMP.

A chegada do controle remoto
Primeiro controle remoto sem fio do mundo foi criado em 1955 (Foto: Divulgação/)
Primeiro controle remoto sem fio do mundo foi criado em 1955 (Foto: Divulgação/Zenith)
Depois de ganharem cores e mais qualidade de transmissão, os aparelhos de televisão ganharam também o controle remoto. Alguns modelos do equipamento podiam ser encontrados desde os primeiros televisores nos anos 1950, a maioria com fios. O primeiro controle sem fios foi criado por Eugene Polley em 1955 para a Zenith e batizado de Flash-Matic. Porém, somente na década de 1980 o aparelho ganhou a forma como o reconhecemos até os dias atuais, com infravermelho e sem fios.

Do tubo para o compacto

TV de tubo (Foto: Divulgação/Semp)
TVs de tubo foram se desenvolvendo aos poucos (Foto: Divulgação/Semp)
Primeiro as TVs de tubo ganharam várias novidades, ficaram mais leves, com imagens melhores e tela plana. Depois, começaram a ser substituídas. O processo foi longo, durou décadas. Só no final dos anos 1990 surgiram as primeiras TVs de plasma e os modelos de tela LCD encontradas em computadores e palm tops, por exemplo, chegaram aos televisores. No início, eles, mais finos, eram para poucos devido ao alto preço, se tornando popular apenas nos anos 2000. Ainda assim, até hoje a maioria das casas brasileiras ainda possui TVs de tubo.

LED
Sony Qualia 005 foi a primeira TV LED a chegar ao mercado, em 2004 (Foto: Sony/Divulgação)
Sony Qualia 005 foi a primeira TV LED a chegar ao mercado, em 2004 (Foto: Sony/Divulgação)
A evolução dos aparelhos de televisão continuou firme e forte, e as novidades passaram a ser constantes. Após o sucesso da tela LCD, surgiram as TVs com LED, com imagens mais nítidas e consumo de energia reduzido. O primeiro modelo, surgido em 2004, foi o Sony Qualia 005, porém, o equipamento só chegou ao Brasil alguns anos depois, no final da década de 2000, com um modelo da Samsung.

Realidade Virtual
No ano de 2010, chegaram no Brasil os primeiros televisores 3D importados. Durante os anos seguintes, alguns canais de televisão passaram a transmitir determinados eventos em três dimensões. Porém, pode-se dizer que o modelo não fez sucesso no Brasil e, devido ao elevado custo e eventual incômodo dos óculos, causando certo desinteresse na tecnologia por parte do usuário, eles começaram a diminuir.

Smart TVs

LG 32LB570B é uma Smart TV da LG de 32 polegadas HD (Foto: Divulgação/LG) (Foto: LG 32LB570B é uma Smart TV da LG de 32 polegadas HD (Foto: Divulgação/LG))
LG 32LB570B é uma Smart TV da LG de 32 polegadas HD (Foto: Divulgação/LG) (Foto: LG 32LB570B é uma Smart TV da LG de 32 polegadas HD (Foto: Divulgação/LG))
No ano seguinte, em 2011, surgiu uma nova categoria do eletrônico: as Smart TVs. Elas traziam como principal novidade e grande diferencial a conexão com a Internet, com lojas de aplicativos e navegação livre, por exemplo. Ao contrário da tecnologia 3D, os modelos inteligente fazem sucesso e se tornam cada vez mais populares.

TVs de alta denifição
Modelos de TV 4K da Panasonic foram apresentadas na IFA 2014 (Foto: Fabrício Vitorino/TechTudo) (Foto: Modelos de TV 4K da Panasonic foram apresentadas na IFA 2014 (Foto: Fabrício Vitorino/TechTudo))
Modelos de TV 4K da Panasonic foram apresentadas na IFA 2014 (Foto: Fabrício Vitorino/TechTudo) 
TVs com qualidade 4k ainda são caras (Foto: Fabrício Vitorino/TechTudo) 
Depois da Full HD, surgiram as TVs Ultra HD, também conhecidas como 4K, modelo que tem se popularizado no país. As primeiras televisões com e tecnologia foram lançadas no Brasil em 2012, pela LG e Sony, e custavam até R$ 100 mil. Porém, a tecnologia não irá parar por aí, e inclusive já foram anunciados modelos 8k, com imagem 16 vezes melhor do que nas telas HD. Agora nos resta esperar e acompanhar as novidades que o eletrônico irá trazer no futuro.

Fonte: TechTudo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todas postagem é previamente analisada antes de ser publicada.