segunda-feira, 29 de junho de 2015

Protótipos de veículos autônomos do Google estreiam nas ruas da Califórnia

Protótipos de veículos autônomos do Google estreiam nas ruas da Califórnia

EFE
San Francisco
26 jun 2015
    

O Google anunciou nesta quinta-feira que começou a testar seus novos protótipos de veículos autônomos nas ruas da cidade californiana de Mountain View, onde o gigante tecnológico tem sua sede.

"Nossos últimos protótipos de veículos estão prontos para a estrada e alguns estão já estão circulando", informou o Google em comunicado.

Os novos veículos estão projetados para ser plenamente autônomos, mas por enquanto cada veículo levará dois passageiros, um deles um motorista de segurança, caso algo falhe, e o outro um engenheiro.

"Estão projetados para funcionar sem volante ou pedais, mas durante esta fase de nosso projeto teremos motoristas de segurança a bordo com um volante que pode ser retirado, um acelerador e um freio que lhes permite tomar o controle caso seja necessário", explicou o Google.

Os pequenos veículos - com espaço para apenas dois passageiros - podem alcançar uma velocidade máxima de apenas 40 quilômetros por hora e utilizarão o mesmo software que os veículos autônomos Lexus, de maior tamanho e que já funcionam há vários anos e percorreram mais de 1,6 milhão de quilômetros.

O Google lançou neste mês um site destinado a seus veículos autônomos com o qual procura, entre outras coisas, obter opiniões dos usuários sobre seu projeto.

A empresa acredita que as mortes por acidentes de trânsito poderiam reduzir-se de forma "drástica" com os veículos sem motorista.

O Google destaca, nesse sentido, que a cada ano morrem 1,2 milhão de pessoas por acidentes de trânsito e lembra que em 94% dos casos estão relacionados com um erro humano

A empresa informou que seus 23 veículos autônomos sofreram 12 acidentes menores desde que começaram a circular e que em todos os casos se tratou de um erro humano, seja porque nesse momento estavam sendo operados de forma manual ou por culpa do motorista do outro automóvel envolvido.

Fonte: EFE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todas postagem é previamente analisada antes de ser publicada.