Aquecimento global pode mudar velocidade de rotação da Terra

Aquecimento global pode mudar velocidade de rotação da Terra

Victor Caputo, de EXAME.com
NOOA
Degelo na região do Ártico
Degelo no Ártico: aumento do nível dos oceanos mudaria velocidade de rotação da Terra
São Paulo – O aumento do nível dos oceanos, causado pelas mudanças climáticas, poderá mudar a velocidade de rotação da Terra. Um estudo publicado na revista científica Science Advances trabalhou com essa possibilidade.
Com o aquecimento na temperatura média do planeta, geleiras estão derretendo. O gelo do Ártico, atingiu a quarta menor área de cobertura da história neste ano. Com isso, alguns lugares podem sumir do mapa.
Mas de acordo com cientistas, outros impactos graves podem acontecer. O derretimento das geleiras do Ártico faria com que a água se acumulasse em regiões mais longe dos polos—aumentando o peso dessas áreas.
Essa mudança no equilíbrio pode alterar a velocidade de rotação da Terra. De acordo com os cientistas, isso ainda pode causar um leve deslocamento do polo do planeta.
A pesquisa foi baseada na teoria de Walter Munk, um oceanógrafo americano que, em 2002, relacionou o nível dos oceanos com a velocidade de rotação da Terra.
Os cientistas refizeram os cálculos de Munk. De acordo com a nova pesquisa, o efeito do aumento do nível dos oceanos não seria tão severo quanto Munk havia previsto em 2002. Mesmo assim, a velocidade da Terra seria afetada, de acordo com os modelos feitos na pesquisa.

Fonte: Exame

Comentários