quarta-feira, 23 de março de 2016

20 montadoras se comprometem a ter frenagem automática nos EUA

20 montadoras se comprometem a ter frenagem automática nos EUA

Meta é que maior parte dos carros do país tenha o sistema até 2022.
Maioria das picapes também deverão ter o recurso até 2025.

Do G1, em São Paulo

Euro NCap testará frenagem automática para pedestres (Foto: Divulgação)Euro NCap testa frenagem automática para pedestres (Foto: Divulgação)

O governo dos Estados Unidos confirmou nesta quinta-feira (17) que fechou um acordo com montadoras para que, até 1º de setembro de 2022, a maioria dos carros do país possua o sistema de frenagem automática. Nele, até uma determinada velocidade, o carro consegue se antecipar ao motorista, reduzindo a velocidade ou parando, quando detecta uma colisão iminente.

Estudos apontam que o sistema poderia reduzir até 40% das colisões traseiras.
O acordo foi antecipado na última quarta (16) pela agência Associated Press.
Nesta quinta, ao anunciá-lo oficialmente, o governo americano informou quais montadoras aderiram ao acordo, voluntariamente: Audi, BMW, Fiat   Chrysler, Ford, General Motors, Honda, Hyundai, JaguarLand Rover, Kia, Maserati, Mazda, Mercedes-Benz, Mitsubishi, Nissan, Porsche, Subaru, Tesla, Toyota, Volkswagen e Volvo.

Essas marcas respondem, segundo o governo, mais de 99% do mercado nos EUA.
Também foi informado que a maioria das picapes também deverá ter o sistema até 2025.
O acordo fará com que a tecnologia seja oferecida mais rapidamente do que se o governo fizesse todo o caminho para que a adoção do equipamento fosse obrigatória por lei, informou Mark Rosekind, que chefia agência nacional de segurança viária dos EUA (NHTSA).
"Um comprometimento dessa magnitude nunca aconteceu", completou Rosekind.

Como funciona
O sistema combina o uso de radares, câmeras e laser para determinar a distância e a velocidade do veículo à frente. É a mesma combinação usada nos carros autônomos para a leitura do trânsito e das vias.
Normalmente, o sistema funciona até um determinado limite de velocidade.
A frenagem automática passa a integrar uma lista de equipamentos obrigatórios de segurança nos EUA, que inclui cinto de segurança, airbags e, mais recentemente, câmera de ré. Atualmente, a tecnologia é oferecida como item opcional (pelo qual se paga a mais) em diversos modelos naquela país. Também há alguns modelos vendidos no Brasil que possuem o sistema.
A frenagem automática pode reduzir em cerca de 40% das colisões traseiras, diz estudo do Insurance Institute for Highway Safety Cars (IIHS)

Menos colisões traseiras
Um estudo divulgado em janeiro último pelo Insurance Institute for Highway Safety Cars (IIHS), organização independente financiada pelas seguradoras americanas, apontou que a frenagem automática pode reduzir em cerca de 40% das colisões traseiras.
Esse tipo de acidente teve 700 mil ocorrências reportadas pela polícia nos EUA em 2013, por exemplo, e corresponde a 13% do total de acidentes de trânsito.
Em novembro passado, outra organização independente voltada à segurança no trânsito, o Euro NCap, anunciou que passaria a realizar testes desses sistemas para avaliar a proteção a pedestres e divulgou um vídeo com exemplos.

A frenagem automática é considerada uma tecnologia de semiautomatização dos veículos, assim como a que faz o carro retornar à faixa se o computador perceber que a mudança não foi intencional ou o sistema que ajuda a estacionar.
Veja o que o carro já faz (Foto: G1) 
Veja o que o carro já faz (Foto: G1)
Fonte: 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todas postagem é previamente analisada antes de ser publicada.