Além do Google; Cadê, Aonde, AltaVista e outros fizeram história
por
João Kurtz
Para o TechTudo
Para o TechTudo
Atualmente, quando alguém precisa encontrar algo na Internet, é quase certo que esta pessoa vai recorrer ao Google
em busca de respostas, mas nem sempre foi assim. Até o surgimento do
mecanismo de busca, em 1998, a competição neste mercado era acirrada e
incluía vários sites, sendo que muitos deles não aguentaram a
concorrência e já não existem mais.
Os mecanismos de busca são sistemas de recuperação de informações que agem como gigantescos guias telefônicos, destinados a ajudar os usuários a localizar websites e dados específicos.
Buscadores se tornaram uma necessidade na Internet por que tem a capacidade de agrupar informações que, de outro modo, ficariam desconexas e não chegariam ao encontro dos seus leitores.
Google marcou os anos 90 (Foto: Reprodução/Smashing Apps)
Conheça algumas das alternativas antigas e novas ao Google, que fizeram história na Internet.Cadê?
Criado em 1995, o Cadê? é considerado o primeiro buscador brasileiro. Seus autores foram Gustavo Viberti e Fabio Oliveira. O site se caracterizava por ser uma espécie de repositório de páginas, pois todas as suas entradas eram feitas manualmente e conferidas por uma equipe. Anos depois, o serviço foi vendido para o Yahoo e até hoje sua página principal redireciona para o site do Yahoo Search.
Cadê? foi um dos maiores serviços de busca do país e foi incorporado pelo Yahoo (Foto: Reprodução/Archive.org)
Altavista
O Altavista é outro site que fez parte dos primeiros buscadores da Internet brasileira. Criado em 1994, o Altavista competiu no Brasil com o Cadê? e se diferenciava do rival por usar robôs para identificar sites e catalogá-los, a mesma tecnologia usada no futuro pelo Google. O serviço e o domínio também foram comprados pelo Yahoo e encerrados no ano de 2013.
Site de buscas foi comprado pelo Yahoo e encerrado (Foto: Reprodução/Archive.org)
Aonde
O Aonde, site de busca, foi muito usado antes do surgimento do Google. Criado em 1996, continua ativo até hoje, sem ter sido vendido a nenhuma empresa maior. Além de buscas, a plataforma também vende outros produtos relacionados à Internet, como templates para websites.
Brasileiro Aonde continua operando, mas não é muito usado no país (Foto: Reprodução/Aonde)
Cuil
O Cuil foi inaugurado em 2008, mas teve vida curta. O buscador foi criado pelos ex-funcionários do Google Anna Patterson e Russel Power, tentou se diferenciar do concorrente por trazer ícones dos sites pesquisados. Além disso, o site alegava ter o maior banco de dados de qualquer página de busca, com mais de 120 bilhões de entradas. Apesar de ter atraído muito investimento, o Cuil foi encerrado em 2010 e, na época, detinha apenas 0,2% do mercado de buscas.
Alternativa ao Google, Cuil não conseguiu sobreviver no mercado de sites de busca (Foto: Reprodução/Cuil)
Yandex
O Yandex, um buscador russo, foi criado pelos programadores Arkady Volozh e Arkady Borkovsky em 1997 e logo se tornou um dos sites mais usados daquele país, com uma fatia do mercado maior que a do próprio Google na Rússia. Atualmente, a plataforma conta com vários serviços diferentes, como métricas, armazenamento na nuvem, mapas e um navegador próprio.
Site russo Yandex fornece recursos como e-mail e mapas (Foto: Reprodução/Yandex)
Baidu
O Baidu é a alternativa chinesa ao Google e o site mais usado naquele país. A plataforma foi lançada em 2000 e segue o modelo de negócios da gigante de buscas, diversificando seus serviços com outros recursos, que incluem armazenamento na nuvem, mapas e outros conteúdos. Com o passar do tempo, o Baidu expandiu seu alcance para outras partes do mundo, inclusive no Brasil, onde o site possui uma versão de seu buscador totalmente em português.
Site chinês é a alternativa ao Google daquele país (Foto: Reprodução/Baidu)
Ask.comConhecido originalmente como “Ask Jeeves”, o Ask.com não é necessariamente um mecanismo de busca e sim um serviço com um objetivo mais definido: responder a perguntas específicas dos usuários. A plataforma surgiu em 1999 e foi criada pelos programadores Garrett Gruener e David Warthen. Continua funcionando até hoje e chegou a contar com um sistema de buscas, que foi abandonado em 2010 por que não conseguia competir com o Google.
Ask abandonou sistema de busca para não competir com o Google (Foto: Reprodução/Ask)
Sapo
O Sapo, um sistema de buscas português, foi criado em 1995 pela Universidade de Aveiro (Portugal), e se tornou popular no Brasil nos anos seguintes como alternativa de busca ao Cadê?. Com o tempo, o serviço do site foi expandido, com a adição de novos recursos, como e-mail. Atualmente, o Sapo se converteu em um provedor de Internet e expandiu seus negócios para outros países de língua portuguesa, como o Timor Leste.
Portuguesa Sapo cresceu e se tornou provedora de Internet (Foto: Reprodução/Archive.org)
Lycos
O Lycos é um sistema de busca que foi criado como um projeto de pesquisa pelo programador Michael Loren Mauldin, na Universidade de Carnegie Mellon em 1994. O site foi um dos mais usados no final da década de 90 e também a primeira empresa baseada na Internet a se tornar rentável. Foi vendido ao Terra em 2000 e, desde então, foi revendido para outras empresas, sendo atualmente possuído pelo indiano Ybrant Digital. A plataforma, entretanto, continua funcionando e atualmente fornece outros recursos como e-mail e hospedagem de sites.
Lycos foi a primeira empresa rentável na Internet e continua em funcionamento (Foto: Reprodução/Archive.org)
Yahoo
Um dos maiores concorrentes do Google, o Yahoo foi fundado em 1994 pelos engenheiros Jerry Yang e David Filo. Ao contrário de outros mecanismos da época, o objetivo do site era ser um diretório de websites organizados em tópicos. O site se expandiu como um portal da web, agregando serviços como notícias, Yahoo Respostas, Yahoo Grupos, e Yahoo Mail.
Yahoo continua um dos mecanismos de busca mais usados do mundo e rivaliza com o Google (Foto: Reprodução/Archive.org)
MSN Search
A alternativa da Microsoft para o mercado de buscas surgiu em 1999 e usava o banco de dados do Altavista antes de ter o seu próprio. Com o passar do tempo, o serviço passou por diversas reformulações, inclusive trocando de nome para Windows Live Search e, em seguida, Live Search. O site passaria por uma última transformação e, a partir de 2009, passou a se chamar Bing, que atualmente é o segundo sistema de buscas mais usados do mundo.
MSN Search foi o embrião do Bing, o site de pesquisas da Microsoft (Foto: Reprodução/Archive.org)
Fonte: TechTudo
Comentários
Postar um comentário
Todas postagem é previamente analisada antes de ser publicada.