quarta-feira, 23 de março de 2016

UFF se prepara para receber calouros com Acolhimento Estudantil

UFF se prepara para receber calouros com Acolhimento Estudantil


A Universidade Federal Fluminense realizará nos dias 06, 07 e 08 de abril, das 12h às 17h, o Programa de Acolhimento Estudantil, evento de recepção aos calouros.
Durante os três dias, os calouros que vierem fazer suas matrículas poderão participar de karaokê, oficina de dança, sorteio de brindes e outras atividades preparadas por estudantes, professores e funcionários da UFF. A intenção é receber o calouro de forma especial, tornando esse primeiro contato com a universidade um momento onde ele poderá conhecer um pouco do universo acadêmico e as oportunidades que a UFF oferece.
A matrícula acontecerá no Bloco A do Campus do Gragoatá.
Nas unidades fora da sede, a matrícula será nos dias 11 e 12 de abril e os estudantes veteranos, professores e funcionários também planejaram uma recepção especial para seus calouros.

Acompanhe a programação:

Atividades no Campus do Gragoatá – Niterói:

Associação Atlética Acadêmica Camilo Guerreiro – Curso de Direito: Os veteranos farão exibição de vídeos, fotos e murais e contarão sobre a importância do esporte na vida acadêmica. Serão realizadas atividades recreativas esportivas e divulgação dos programas de esporte da UFF.
Associação Atlética do Instituto de Matemática e Estatística – Cursos de Matemática e Estatística: realizarão uma apresentação do mercado de trabalho e atividades de interação com jogos de tabuleiro, oficinas e competição de cubo mágico. Também realizarão uma Oficina de Origami.
Associação Atlética Ronald Marques – Curso de Biomedicina: Farão a inscrição dos calouros interessados nas diversas modalidades esportivas desenvolvidas pela Atlética e realizarão atividades interativas com temática esportiva.
Café no Escuro, Tecnologia Assistivas e Livros Inclusivos: A oficina de sensibilização começa desconstruindo a visão, usando conhecimentos da física, mostrando que o achamos que vemos nem sempre corresponde à realidade. Os participantes também aprendem sobre o sistema. Logo, os visitantes, usando bengala e vendas, são guiados através de um labirinto onde poderão experimentar diferentes texturas e suas temperaturas, cheiros, sons, até chegar ao lugar do café que sentirão pelo cheiro. Os participantes têm a oportunidade de conhecer e experimentar os protótipos desenvolvidos de tecnologia assistiva, como vassoura magnética, campainha e orquestra para surdos. Conhecerão os livros inclusivos, “As Aventuras de Seba” e alguns de seus personagens os convidarão a passar pela experiência de serem obesas, cadeirantes ou grávidas. De maneira lúdica e divertida, com uso de fantasia e realidade, pretende-se mostrar, neste contexto, que conviver com as diferenças é essencial para todos.
Centro Acadêmico Sergio Vieira de Mello – Curso de Relações Internacionais: Realizarão uma exposição de temas e informações pertinentes ao curso e um tour pelo campus.
Conheça a UFF: O projeto, da Superintendência de Comunicação Social, fará um ciclo de palestras mostrando a universidade e as vantagens de estudar nela. São apresentados serviços como bolsas e programas de mobilidade internacional. Estudantes de graduação contarão suas experiências através de palestras. A equipe do projeto realizará um bus tour e walking tour pelo Campus do Gragoatá.
Curso Superior de Tecnologia em Hotelaria: Farão uma exposição no pilotis do Bloco H e, no dia 07, um cineclube às 10h e às 14h também no mesmo bloco.
Diretório Acadêmico do Curso de Cinema e Audiovisual: Serão oferecidas orientações sobre o funcionamento do curso, sobre o departamento e a UFF. Os veteranos também prepararam uma atividade criativa de fotografia.
Diretório Acadêmico do Curso de Hotelaria: Os estudantes veteranos realizarão o “Hotcolhimento”, recebendo os calouros com explicações sobre o curso e mercado de trabalho.
Diretório Acadêmico do Curso de Psicologia: Realizarão dinâmicas de apresentação, intervenções artísticas, rodas de conversa e confecção de cartazes sobre LGBTs e opressão.
Diretório Acadêmico Thomas Cook – Curso de Turismo: Apresentarão o curso e a atlética.
Grupo Teia Arte-Política:  O Grupo Teia, cujo núcleo é composto de três artistas plásticos e uma fotógrafa, reúne-se desde 2008 para produzir arte conjunta, atividade a que chamam de Sin-Poética. O surgimento do grupo traz implícita a ideia de rede, ao formar um grupo coeso de artistas que suporte receber a desorganização de todos os outros: maiorias e minorias, dos que estão nas universidades, nas escolas e brincando na praça, passando pela rua, internados nos hospitais e asilos, dos que não possuem intimidade alguma com a linguagem das artes ou daqueles artistas que nunca criaram em grupo. Cada processo de criação – cada Teia - é contínuo, e leva de 3 a 9 horas. Cada sessão é encerrada quando uma mensagem de completude emana do trabalho em consenso silencioso do grupo, confirmando a proposta de diálogo por meio da linguagem que é o próprio material expressivo. O grupo da Teia oferece os materiais e participa  como guia e guardião da Teia. Esta Teia trará os alunos do curso de extensão Cuidar de si com Arte para que estes tenham a oportunidade de participar de uma Teia que vem recepcionar os novos estudantes da UFF.  O grupo proponente convidará todos os passantes para interferirem na TEIA e discutirem a importância de coletivos de arte como ferramenta de transformação social.
Karaokê: Atividade com distribuição de brindes.
Movimento Estudantil Alfa e Ômega: A tradicional recepção do movimento recebe os calouros com fotos criativas, brindes, atividades culturais e show com malabares e pirofagia, coordenados por uma artista circense que é integrante do movimento.
Superintendência de Documentação: Serão realizadas diversas atividades. O Laboratório de Conservação e Restauração de Documentos preparou uma Oficina de Preservação e Conservação de Acervos e também uma Oficina de Marmorização, que demonstra este trabalho em papéis. Também farão uma Oficina de Papel Reciclado, demonstrando como se pode aproveitar os papéis para reuso. Haverá uma visita guiada ao Laboratório para que os estudantes possam conhecer todos os equipamentos e serviços prestados à universidade. A Biblioteca do Instituto Biomédico e a Biblioteca de Nutrição e Odontologia realizarão o tradicional BiblioQuiz, uma atividade em que doi ou mais competidores disputam um jogo de perguntas e respostas de múltipla escolha. Quem conseguir acertar mais questões ganha a brincadeira.
Tenda UFF: Espaço onde o calouro poderá encontrar informações sobre a UFF e seus serviços, participar de atividades culturais e ganhar brindes.
TV Bandejão: A equipe da TV Bandejão estará no evento organizando um torneio de videogame. Para os estudantes que estiverem na sala de espera para realizar sua matrícula, poderão conhecer um pouco da universidade através dos vídeos produzidos pela equipe.
UFF Breakes Cheerleading: A equipe, que é atual campeã brasileira na modalidade, fará apresentações durante o evento.

Atividades em outros Campi – Niterói:

Centro Acadêmico de Biblioteconomia – Curso de Biblioteconomia e Documentação – Local Instituto de Artes e Comunicação Social: Farão uma apresentação do curso com personagens de filmes.
Diretório Acadêmico Barros Terra – Curso de Medicina – Local: Faculdade de Medicina: A tradicional recepção do curso conta com apresentação do sistema de saúde de Niterói e visitas a pontos turísticos da cidade mostrando a relação de saúde e determinantes sociais do processo saúde e doença.
IN Junior – Local: Instituto de Computação: Realizarão uma conversa sobre as iniciativas estudantis na UFF.
Superintendência de Documentação – Local: Campus da Praia Vermelha: Realizará a atividade Biblioteca de Portas Abertas na Biblioteca de Arquitetura e Urbanismo. Os estudantes terão a oportunidade de conhecer o ambiente e os serviços oferecidos, bem como a utilização do catálogo eletrônico do “Meu Pergamum” e “Consulta”.

Atividades nas unidades fora da sede:

Apoio Acadêmico do Instituto de Ciências Humanas e Sociais – Volta Redonda: Darão orientações sobre a UFF aos calouros.
Coordenação de Assistência Estudantil – Campos dos Goytacazes: A Coordenação disponibilizará uma tendas onde os calouros poderão encontrar informações sobre o campus e serviços a UFF. Será também realizada uma palestra com foco no apoio ao estudante. Ao final, terá sorteio de brindes.
Curso de Direito – Volta Redonda: Realizarão uma oficina onde serão apresentadas informações sobre o curso, grupos e projetos de pesquisa, projetos de extensão e explicações sobre atividades complementares e de prática jurídica, entre outras informações importantes para os calouros.
Curso de Psicologia – Volta Redonda: Será realizada uma atividade de integração com apresentação do curso, dinâmicas de grupo, café da manhã e cinefórum.
Diretório Acadêmico Allan Turing – Curso de Computação de Santo Antônio de Pádua: Apresentarão aos calouros a estrutura da UFF e como utilizar o Iduff e e-mail. Farão uma exibição sobre os principais sites institucionais e programas de bolsas. A Direção, Coordenação de Curso e membros do Diretório Acadêmico também realizarão uma palestra de apresentação. Também será realizado um lanche de integração e dinâmicas de grupo. Haverá exibição de filme e atividade esportiva com apresentação do time de Rugby do campus de Santo Antônio de Pádua.
Diretório Acadêmico Carlos Chagas – Curso de Ciências Naturais – Santo Antônio de Pádua: Farão um quis com assuntos sobre o curso, apresentarão a Coordenação e realizarão uma Oficina de Papel Reciclado. Além disso, os calouros poderão participar de um ciclo de palestras.
Diretório Acadêmico Cesar Lattes – Instituto de Ciências Exatas – Volta Redonda: Realizarão uma aula inaugural com temas sobre os cursos e oportunidades da UFF. Ao final, será oferecido um lanche de integração.
Diretório Acadêmico Chico Mendes – Curso de Licenciatura Interdisciplinar em Educação no Campo - Santo Antônio de Pádua: Será realizada uma dinâmica esportiva e cultural integrando a sociedade e os estudantes. Também farão um seminário de apresentação do curso.
Diretório Acadêmico Florestan Fernandes, Centro Acadêmico Antônio Conselheiro, Centro Acadêmico Luisa Mahin e Centro Acadêmico Rui Ribeiro de Campos – Angra dos Reis: Em parceria, os Diretórios Acadêmicos realizarão atividades como orientações acerca das representações estudantis e serviços oferecidos pela UFF. Também realizarão um tour pela localidade onde está inserida a universidade.
Diretório Acadêmico Malba Tahan – Curso de Matemática – Santo Antônio de Pádua: Oferecerão orientações sobre o Instituto e serviços da UFF. Realizarão uma palestra com professores e veteranos. Também serão realizadas atividades de integração.
Diretório Acadêmico Maria Tereza Scoton – Curso de Pedagogia de Santo Antônio de Pádua: Realizarão acompanhamento dos calouros durante a matrícula, oferecendo orientações sobre as oportunidades na UFF. Farão uma apresentação do Campus e cadastro dos calouros na biblioteca. Haverá também uma palestra de apresentação da Direção, Departamento, Coordenação de Curso e Diretório Acadêmico. Os calouros também poderão participar de uma mesa redonda sobre o curso e um lanche de integração. Também será realizada uma feira de apresentação de projetos de pesquisa, extensão e Pibid.
Diretório Acadêmico Mário Schenberg – Curso de Física – Santo Antônio de Pádua: Realizarão dinâmicas de grupo, atividades culturais, sorteios de brindes e palestras com professores  e estudantes que estão se formando.
Ministério Universidades Renovadas – Grupo de Oração Universitário – Campos dos Goytacazes: Realizarão uma apresentação do campus para os calouros.
Superintendência de Documentação – Biblioteca do Instituto Noroeste Fluminense de Educação Superior – Santo Antônio de Pádua: A equipe fará uma apresentação do ambiente e darão explicações sobre as normas de funcionamento e serviços. Também será realizado o cadastro dos calouros.


Fonte: UFF

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todas postagem é previamente analisada antes de ser publicada.