sexta-feira, 15 de abril de 2016

A Irlanda quer estudantes brasileiros; veja bolsas de estudo

A Irlanda quer estudantes brasileiros; veja bolsas de estudo


Camila Pati, de EXAME.com Siga-me

Irlanda só para brasileiros

São Paulo - Ao menos dez instituições irlandesas estão de olho nos estudantes brasileiros e, para atraí-los, estão oferecendo uma série de bolsas de estudo.
Nesta semana, comitivas com representantes de faculdades e universidades da Irlanda estão percorrendo algumas cidades brasileiras para apresentar seus programas de graduação, mestrado e doutorado.
Hoje, por exemplo, está acontecendo a Feira da Irlanda na FGV do Rio de Janeiro, aberta a todos os interessados em estudar no país. O evento é gratuito e começa às 12h.
A seguir, confira, nas fotos, as principais bolsas de estudo que as universidades destinam aos brasileiros.

National College of Ireland

2/12 Divulgação/Facebook/National College of Ireland
National College of Ireland
Os brasileiros têm descontos de até 3 mil euros no curso de sua escolha e a seleção é feita com base em seu desempenho acadêmico e atividades extracurriculares desenvolvidas. Há um fundo de 300 mil euros reservado para as bolsas oferecidas aos estudantes do Brasil. Mais informações no site da National College of Ireland.

Trinity College Dublin

3/12 Wikimedia Commons/ Ww2censor
Trinity College Dublin
1. Uma das opções é para os membros da Associação Brasileira de Estudos Irlandeses (ABEI). As bolsas ABEI/HADDAD são fruto de parceria entre a universidade, a associação e a Cátedra de Estudos Irlandeses W. B. Yeats. O valor é de 35 mil euros destinado às despesas de mensalidade, moradia e custos de viagem e os interessados podem escolher os cursos de mestrado em história moderna (M Phil Early Modern History), mestrado em dramaturgia .F.A Playwriting); mestrado em tradução literária (M Phil in Literary Translation) e mestrado em escritos irlandeses (M Phil in Irish Writing). As candidaturas à bolsa de estudos devem ser enviadas até 2 de maio de 2016. Mais informações no site da Trinity College.
2. Outra opção de bolsa nesta universidade é para o Programa da Fundação Internacional da Trinity College Dublin. Cursos deste tipo são introdutórios e necessários para interessados em estudar em universidades irlandesas. O programa da Trinity College dura um ano e mistura o ensino acadêmico de inglês e conhecimentos em outras áreas como administração, economia e ciências sociais ou engenharia & ciência. São 10 bolsas de 5 mil euros e as candidaturas serão aceitas até o dia 6 de maio. No site há mais informações. 
3. A universidade também oferece bolsas para estudantes de administração de 25 mil euros, valor que é revertido em desconto nas mensalidades. Mas é preciso ter dedicação exclusiva aos estudos e participar de todo o programa do curso. Interessados podem se inscrever até o dia 6 de maio. No site da Trinity College há mais informações. 

University College Dublin

4/12 Divulgação/Facebook/University College Dublin
University College Dublin
1. Há duas bolsas de estudo Global Excellence para brasileiros que cursarem quaisquer um dos mestrados oferecidos no ano letivo 2017/2018. As bolsas são de 100% e 50% e candidatura à bolsa é simultânea à do curso de mestrado. Mais informações no site.
2. Outra opção de opção é a bolsa de estudo Maria Helena Kopschitz é oferecida pela Escola de Língua Inglesa, Teatro e Cinema (School of English, Drama & Film). Anual, a bolsa é voltada para quem quer fazer mestrado em  literatura anglo-irlandesa e teatro. A bolsa cobre todos os custos do curso e oferece 14 mil euros para despesas de vida na Irlanda e 2 mil euros para custos de viagem. Mais informações no site da universidade

Maynooth University

5/12 Divulgação/Facebook/Maynooth University
Maynooth University
A universidade que fica a 30 minutos de Dublin, em Maynooth, oferece bolsas parciais a brasileiros interessados em seus cursos de mestrado. O valor da bolsa é de 2,5 mil euros a 5 mil euros e a seleção leva em conta desempenho acadêmico e habilidades. As candidaturas são recebidas até o dia 30 de junho. Mais informações no site da universidade.
 

University of Limerick

6/12 Divulgação/Facebook/University of Limerick
University of Limerick
1. Qualquer brasileiro que já tenha estudado na universidade tem bolsa de mil euros para continuar os estudos na instituição.
2. A universidade também oferece bolsas de dois semestres de duração para alunos da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) no valor de 12 mil euros por ano. A universidade tem planos de estender as bolsas aos alunos da Universidade Federal de São Carlos (Ufscar).
3. Há a bolsa de estudos WB Yeats, oferecida em parceria com a USP, e é resultado de um acordo entre a a Faculdade de Artes, Humanidades e Ciências Sociais da UL (Faculty of Arts, Humanities, and Social Sciences) e a Faculdade de Filosofia, Literatura e Ciências Humanas da USP e é válida para estudantes de graduação.
4. Estudantes com bom desempenho acadêmico também podem conseguir descontos. Nas áreas de Ciências e Engenharia, a mensalidade pode sair pela metade do preço em cursos de mestrado de um ano. Na Faculdade de Artes, Humanidades e Ciências Sociais L (Faculty of Arts, Humanities, and Social Sciences são oferecidas bolsas de 2 mil euros também para cursos de mestrado e na escola de negócios da universidade (Kemmy Business School), as bolsas de estudo oferecidas para quem tem ótimo desempenho são de 1,5 mil euros.
Informações sobre as bolsas estão no site da universidade.

Griffith College

7/12 Wikimmedia Commons/Griffith College
Griffith College
A universidade tem campus em Dublin, Cork e Limerick e dá a brasileiros a oportunidade de fazer curso grátis de inglês por três meses. O curso que custaria 1,5 mil euros tem o objetivo de melhorar o domínio do idioma para que seja possível cursar o ensino superior. Para fazer graduação na universidade, brasileiros precisam ter nota 5,5 no IELTS e para mestrado a nota exigida é 6 no mesmo exame. Mais informações no site da Griffith College.

Dublin City University

8/12 Divulgação/Dublin City University
Dublin City University
1. Estudantes egressos do programa Ciências Sem Fronteiras recebem 3 mil euros de desconto nos programas de mestrado.
2. A Dublin City University também tem oferta de bolsas de mil euros para mestrados nas áreas de humanas.
Mais informações no site da Irish Universities Association (IUA).
 

Dublin Business School

9/12 Divulgação/Facebook/Dublin Business School
Dublin Business School
A escola de negócios oferece descontos de mil euros para mestrado e de 500 euros para graduação. Mais informações no site da Dublin Business School.
 

University College Cork

10/12 Divulgação/Facebook/University College Cork
University College Cork
São oferecidas 23 bolsas de estudo para pós-graduação na Faculdade de Artes, Estudos Celtas e Ciências Sociais (College of Arts, Celtic Studies, and Social Sciences. O valor da bolsa é de 6 mil euros de desconto nas mensalidades.  Mais informações no site da universidade.
 

Waterford Institute of Technology

11/12 Divulgação/Facebook/Waterford Institute of Technology
Waterford Institute of Technology
O instituto de tecnologia tem bolsas de 3,5 mil euros para mensalidades de novos alunos brasileiros em cursos de mestrado nas áreas de engenharia, ciências da saúde, humanidades e negócios. Os estudantes podem se candidatar até 31 de maio de 2016. Mais informações no site do Waterford Institute of Technology.

Fonte: EXAME

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todas postagem é previamente analisada antes de ser publicada.