segunda-feira, 25 de abril de 2016

Avião movido a energia solar retoma volta ao mundo

Avião movido a energia solar retoma volta ao mundo

Gustavo Sumares 22/04/2016 10h04
 



O Solar Impulse 2, um avião movido inteiramente por energia solar, retomou hoje a sua viagem de volta ao mundo. A aeronave havia suspendido temporariamente o projeto em julho do ano passado por conta de problemas com suas baterias.
Na etapa atual do vôo, a aeronave irá do Havaí até a cidade de San Francisco na Califórinia, nos Estados Unidos. Durante esse trajeto, ela será comandada pelo suíço Bertrand Piccard, co-fundador do projeto. Essa fase do percurso deve durar três dias e três noites, durante as quais Piccard terá de pilotar a aeronave sem interrupções.
Embora se trate de uma viagem bastante longa e extenuante, essa não é a etapa mais difícil da volta ao mundo. Durante a última fase do percurso, o piloto André Borschberg, que reveza com Piccard, guiou a Solar Impulse 2 do Japão até o Havaí, numa travessia do pacífico que quebrou dois recordes mundiais.
Desde que foi iniciado em 2014, o projeto tem o objetivo de mostrar como a energia limpa pode ser utilizada para realizar as mesmas funções que os combustíveis fósseis. O Solar Impulse 2 utiliza 17.248 células solares para alimentar quatro baterias de lítio que, por sua vez, movem os motores e sistemas elétricos da aeronave. O vídeo em 360 graus abaixo fala mais sobre o projeto:

 

Com esse equipamento, a aeronave solar saiu de Abu Dhabi em março de 2015 e fez paradas em Omã, Índia, Mianmar, China, Japão e, na última etapa, no Havaí. Segundo o Engadget, a aeronave está prevista para chegar a Mountain View, na Califórnia, no final do sábado.
O vôo da Solar Impulse 2 pode ser acompanhado ao vivo por meio do site do projeto. Além de vídeo ao vivo, a página também é atualizada com comentários e imagens enviadas pelos pilotos. Em uma das mais recentes, Piccard mostrou uma foto do oceano que está atravessando com o comentário "o Pacífico é vasto, mas é menor do que minha felicidade por estar aqui".

Fonte: OlharDigital

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todas postagem é previamente analisada antes de ser publicada.