segunda-feira, 18 de abril de 2016

Bisturi inteligente consegue diferenciar tumor de tecido cerebral saudável

Bisturi inteligente consegue diferenciar tumor de tecido cerebral saudável


Pesquisadores da Bélgica desenvolveram um bisturi inteligente capaz de distinguir entre tumores cancerosos e tecido cerebral normal. Geralmente, o processo de distinção é feito pelo médico, manualmente. O dispositivo é indicado para localizar tumores em fase inicial que, aos olhos, parecem iguais a um tecido saudável.

"Embora as técnicas de imagiologia, tais como uma ressonância magnética e um ultra-som localizem um tumor com precisão antes da cirurgia, durante a abertura craniana e durante todo o procedimento cirúrgico, existem muitos fatores que podem levar à perda desta posição, assim, a remoção do tumor depende da experiência e dos sentidos de visão e toque do cirurgião", explica David Oliva Uribe, responsável pela pesquisa.

Por enquanto, o bisturi só foi testado em cérebros de porcos e em tumores artificial. As próximas etapas, de testes em humanos, podem levar alguns anos para obterem resultados conclusivos. A ideia, no futuro, é ajustar o aparelho para o uso em outras áreas do corpo.

Via Engadget


Fonte: OlharDigital

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todas postagem é previamente analisada antes de ser publicada.