terça-feira, 12 de abril de 2016

Este programa gratuito aumenta a sua chance de estudar fora

Este programa gratuito aumenta a sua chance de estudar fora

Camila Pati, de EXAME.com
 
Creative Commons/ Martinak15
Menina deitada com globo terrestre
São Paulo - SAT, ACT, TOEFL, IELTS. Esta sopa de letrinhas rodeia o universo dos jovens que pretendem cursar uma graduação fora do Brasil e, para quem não tem familiaridade, o processo de candidatura pode assustar por conta de tantas exigências.
Por isso, em muitos casos uma orientação pode ser necessária e é exatamente este o objetivo do Prep Scholars, programa desenvolvido pela Fundação Estudar que está com inscrições abertas. Sua função é dar toda a orientação a jovens que querem estudar em universidades dos Estados Unidos.
Para se inscrever no Prep Scholars, o candidato precisa ser um aluno do 3° ano do ensino médio ou recém-formado. Bom desempenho acadêmico, histórico relevante de participação em atividades extracurriculares e domínio do inglês são os principais requisitos para participar. Não há restrição de renda, pois a Fundação Estudar procura alunos de destaque, seja na rede pública ou em colégios particulares.
As provas SAT e ACT, os exames de proficiência em inglês, como TOEFL e IELTS, os chamados essays e college list são o foco do programa e os jovens são acompanhados por um mentor que tenha cursado graduação fora do país. Também há a possibilidade de receber ajuda financeira para cobrir gastos com o processo de candidatura.
Mais de 200 jovens já participaram do Prep Scholars desde 2010 e o programa reúne aprovações em universidades como Harvard, Yale, MIT, Columbia, Stanford, UPenn, Georgia Tech, entre outras.
 
Da escola pública brasileira para a University of Notre Dame
O estudante de 18 anos Pedro Navarro é um dos ex-participantes do programa. Estudante de escola pública, pouco antes do ensino médio, descobriu o ISMART (Instituto Social para Motivar, Apoiar e Reconhecer Talentos), uma ONG dá a bons alunos talentosos e de baixa renda das escolas públicas a oportunidade de estudar em algumas das melhores instituições do do Brasil.
Hoje, depois de participar do Prep Scholars, o jovem comemora a aprovação em instituições de excelência como, por exemplo, a University of Notre Dame e a Minerva Schools.
Apaixonado por química e astronomia, Navarro tem como hobbie fazer experimentos químicos caseiros e participa de um clube de lançamento de foguetes. “Nosso time de fogueteiros participou por dois anos da Mostra Brasileira de Foguetes (MOBFOG) e conquistamos duas medalhas de ouro, fomos campeões brasileiros em 2014 e batemos o recorde do hemisfério sul em nossa modalidade de lançamento”, conta o estudante.
Sua dedicação e o seu interesse no campo na ciência chamaram a atenção de diversas instituições. Com premiações na Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica no currículo, ganhou uma bolsa de estudo integral para um curso de cosmologia em Stanford. “Também conquisteis bolsas para um programa de liderança na University of Notre Dame (o iLED Program), e uma Model United Nations na UC Berkeley.
As oportunidades de networking internacional e de interdisciplinaridade acadêmica explicam a vontade de Navarro de estudar fora do Brasil. “Pretendo estudar engenharia química e pesquisar sobre o desenvolvimento de novos combustíveis, mas também estudar business e social entrepreneurship e desenvolver novos projetos na educação”.
As inscrições para o Prep Scholars estão abertas até o dia 18 de abril e, neste ano, serão selecionados 30 jovens.

Fonte: EXAME

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todas postagem é previamente analisada antes de ser publicada.