quarta-feira, 13 de abril de 2016

Estudantes brasileiros montam carro que roda 400 km com um litro de etanol

Estudantes brasileiros montam carro que roda 400 km com um litro de etanol



Na próxima semana, os brasileiros irão provar que é possível andar com um carro por 400 km com apenas um litro de etanol. Pelo menos esse é o objetivo de um grupo de estudantes do campus de Pato Branco da Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

A equipe Pato a Jato, formada por 18 pessoas, desenvolveu um veículo capaz de rodar grandes distâncias com pouco combustível e está indo participar pela segunda vez consecutiva da Shell Eco-marathon Americas, em Detroit, nos Estados Unidos, que acontece entre os dias 22 e 24 de abril. A competição desafia estudantes dos países da América a projetar e construir protótipos com alta eficiência energética.

No ano passado, a Pato a Jato conquistou o segundo lugar na categoria “Combustível Alternativo” com um protótipo que rodava 316 km com um litro de etanol. Agora, o modelo que está sendo levado para o evento é uma versão “2.0” do carro, batizado de Popygua; sua estrutura é feita com fibra de carbono e ele pesa apenas 37 quilos – são 13 quilos a menos que o modelo anterior.

Segundo o capitão da equipe, Mateus Sérgio Rizzi, o carro antigo era de fibra de vidro e o modelo atual também passou por alterações no motor. “A fibra de carbono precisa se unir às partes mecânicas da estrutura e é difícil prever como o encaixe acontece, mas estamos trabalhando em conjunto e contornando os desafios que aparecem”, explica.

Para os próximos protótipos, o grupo também está se preparando para desenvolver seu próprio motor. “A maioria das equipes utiliza motores adaptados de roçadeiras ou cortadores de grama”, afirma Mateus. “Já começamos os estudos para a construção de um nosso. O processo para a criação de um motor é complexo, mas, quando ele ficar pronto, devemos dar um salto bem significativo”, completa.


Fonte: OlharDigital

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todas postagem é previamente analisada antes de ser publicada.