terça-feira, 26 de abril de 2016

Instituto de Computação ganha seu segundo prédio

Instituto de Computação ganha seu segundo prédio







Instituto de Computação








Os cursos de Ciência da Computação e Sistemas de Informação da UFF terão brevemente à sua disposição um novo prédio. A inauguração oficial está marcada para maio. Os dois cursos estão entre os melhores do país nessa área. Em 2016, ambos receberam mais de 500 inscritos para as vagas oferecidas. Com tanta procura, nada mais justo proporcionar ao Instituto de Computação e a seus alunos novas instalações.
A preocupação de que todos tenham um ambiente tranquilo e confortável acompanha a história do Instituto. Criado em 1998, o Instituto vem, desde então, lutando pela ampliação de seu espaço, que se resumia em um pouco mais do que a metade de um andar do prédio da Engenharia. Até 2014, era essa a realidade, antes disso, “viviam pelo campus do Valonguinho, entre os matemáticos. Sem um lugar próprio, as disciplinas eram em conjunto com outros cursos da universidade”, afirma o diretor José Henrique Carneiro.
"O layout de cada pavimento é adequado às necessidades do Instituto”, conclui Marcia Bustamante, coordenadora de Arquitetura da SAEN.
A construção da unidade funcional de salas e laboratórios faz parte do Plano de Desenvolvimento Institucional, o PDI. O plano, apresentado em 2010, busca aumentar o número de vagas e qualidade na graduação e pós-graduação. De acordo com a arquiteta e urbanista Márcia Bustamante, coordenadora de Arquitetura da SAEN, foram adotadas “plantas livres para favorecer a flexibilidade da organização dos espaços internos. Desse modo, o layout de cada pavimento é adequado às necessidades do Instituto”. O projeto foi financiado pelo REUNI, com administração de recursos feita pela Fundação Euclides da Cunha.
No total são 5.130,51 metros quadrados de área construída. O edifício conta com salas individuais para os professores e alunos de pós-graduação, mais dois andares completos de salas de aula. Também possui um grande salão de estudos climatizado, com espaço para trabalhos em grupo e que pode ser usado por todas as unidades do campus.
O novo prédio atende às exigências da Lei Federal n° 10.098, que estabelece normas gerais e critérios básicos para a promoção da acessibilidade das pessoas portadoras de deficiência ou com mobilidade reduzida. Tal promoção pode ser vista na inclusão de rampas localizadas na frente dos prédios ou, até mesmo, entre eles.
A acessibilidade também se estende ao mais novo auditório do campus da Praia Vermelha. Com capacidade para 154 lugares, o espaço vai atender palestrantes e realizar cerimônias de formaturas. Possui, também, um elevador para aqueles cadeirantes que desejam ter acesso ao palco.
Assim como o diretor José Henrique Carneiro os alunos comemoram a mudança de “ares”. Até o Diretório Acadêmico ganhou uma sala nova e mais ampla. “O ambiente de convívio agora nos permite fazer mais coisas como essas”, diz Carlos Alberto Teixeira, aluno de Ciência da Computação, referindo-se à programação do Acolhimento Estudantil 2016. Os calouros conheceram seus veteranos e puderam até jogar vídeo game com eles no local.
Os estudantes também vão ser beneficiados com novos laboratórios de pesquisa e de ensino. São salas de aula práticas com cerca de 30 estações computadorizadas. Nos laboratórios de pesquisa, os alunos de pós-graduação, mestrado ou doutorado poderão ir além da teoria, focados no tema que escolheram estudar. O projeto também espera disponibilizar os recursos dos laboratórios para os demais cursos da universidade.
Atualmente, o Instituto conta com um corpo docente de 65 professores, que atendem cerca de quinhentos alunos presenciais. Além disso, o prédio abriga a coordenação e salas de tutoria do curso à distância Tecnologia em Sistemas de Computação, que apoia dois mil e quatrocentos estudantes. O endereço do IC é Rua Professor Edmundo March, s/n, Campus da Praia Vermelha, São Domingos, Niterói.

Fonte: UFF

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todas postagem é previamente analisada antes de ser publicada.