segunda-feira, 4 de abril de 2016

Primeira ligação realizada por um celular completa 43 anos

Primeira ligação realizada por um celular completa 43 anos

No último domingo, 3, foi comemorado os 43 anos da primeira ligação feita por um celular no mundo.
Em 1973, o engenheiro da Motorola, Martin Cooper, fez a primeira chamada de um telefone portátil. Do outro lado da linha estava Joel Engel, chefe da Bell Labs, originalmente o braço de pesquisa e de desenvolvimento da AT&T.

“Joel, aqui é Marty. Eu estou te ligando de um telefone celular, um telefone celular portátil de mão real”, disse Cooper. As empresas eram rivais na época e o engenheiro aproveitou para exibir o seu invento.

“Portátil”, obviamente, é um adjetivo questionável, já que o modelo DynaTac tinha 33 cm de altura, 4,5 cm de largura e 8,9 de espessura. Além disso, pesava 749 gramas e possuía autonomia de 8 horas em modo de espera e uma hora de conversação; também não tinha visor e precisava de 10 horas de recarga para ser usado.

O aparelho já tinha passado por alguns testes em Washington e foi apresentado por Cooper em uma conferência de imprensa no Manhattan Hilton. Na época, a Motorola estava tentando convencer a FCC (Comissão Federal de Comunicações, em inglês), a disponibilizar mais bandas de frequência para conseguir comercializar a tecnologia.

Apesar de a ligação ter sido feita nos anos 70, o celular já estava sendo desenvolvido desde a década de 1940, durante a Segunda Guerra Mundial, baseado em comunicação por rádio. E ainda assim, levou quase uma década para se tornar popular.

Via Motherboard


Fonte: OlharDigital

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todas postagem é previamente analisada antes de ser publicada.