quinta-feira, 7 de abril de 2016

Samsung registra lente de contato 'smart' com câmera ativada a piscadas

Samsung registra lente de contato 'smart' com câmera ativada a piscadas

Projeto prevê display, antena, sensores e câmera na lente inteligente.
Patente mostra que, assim como Google, sul-coreana está explorando área.
Do G1, em São Paulo


Lente de contato do Google (Foto: Google/AP) 
Lente de contato da Google, anunciada em 2014, mostrou interesse das grandes empresas em explorar a área das 'smart lenses'. Patente da Samsung foi pedida naquele ano e saiu agora (Foto: AP/Google)

A Samsung registrou patente na Coreia do Sul de uma lente de contato inteligente que terá câmera fotográfica e outros comandos ativados por piscadas do usuário, como revelou esta semana o SamMobile, site especializado em novidades da marca.
A nova patente emitida mostra que a lente conta com um pequeno display, antena, câmera fotográfica e diversos sensores que captam piscadas e os movimentos do globo ocular. Ela precisará se comunicar com um aparelho externo, como um smartphone, para processar o conteúdo produzido pela lente e exibido para quem a usar.
A promessa é que lentes de contato se adequem como uma maneira mais natural de prover realidade aumentada em comparação aos óculos. Espera-se, no entanto, que um produto como esse gere polêmica quando for de fato anunciado, já que levanta questões de privacidade a partir do momento em que se poderá esconder uma câmera em um olho.
Antes da Samsung, a Google anunciou no início de 2014 que estava tocando um projeto similar com lentes de contato inteligentes. Ainda naquele ano o projeto resultou em um acordo com a farmacêutica Novartis para licenciar lentes "smart" que ajudam diabéticos a medir o nível de glicose no sangue ou restauram a habilidade dos olhos de focar em um objeto.
Apesar de a patente da Samsung só ter saído agora, ela foi pedida dois anos atrás, o que mostra que a marca sul-coreana também está de olho na área há algum tempo.
Recentemente, a Samsung também fez o registro do nome Gear Blink, o que gerou especulação sobre a possibilidade de ele estar diretamente ligado ao projeto da lente inteligente, mas não houve confirmação da marca quanto a isso.
Imagens de patente da Samsung mostram sensores que a lente inteligente terá (Foto: Divulgação) 
Imagens de patente da Samsung mostram sensores que a lente inteligente terá (Foto: Divulgação)
Fonte: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todas postagem é previamente analisada antes de ser publicada.