sexta-feira, 15 de abril de 2016

USP ganha centro de desenvolvimento de aplicativos

USP ganha centro de desenvolvimento de aplicativos

Lucas Agrela, de EXAME.com
 
Samsung Galaxy S7
Samsung Galaxy S7
Apps: cursos da USP serão voltados a desenvolvimento para sistemas Android e Tizen
São Paulo – Quem quer aprender a desenvolver um negócio com base em aplicativos já pode procurar por essa capacitação na Universidade de São Paulo. Nesta semana, o Departamento de Engenharia de Produção da Escola Politécnica inaugurou um centro de treinamento tecnológico para estimular a criação de soluções móveis, bem como a iniciativa empreendedora dos estudantes. 
Chamado Ocean USP, o laboratório será usado para o ensino do desenvolvimento de hardware de aparelhos como smartphones, assim como para a aprendizagem sobre a programação de apps para os sistemas Android e Tizen – presente nas TVs e relógios da Samsung. A universidade informa que o espaço também palco para a criação de jogos, que são aplicativos populares entre jovens. 
O novo centro tecnológico oferecerá cursos livres e intensivos sobre temas variados, que abrangem assuntos como práticas de negócios, planejamento, gestão de projetos e marketing.  Um novo curso de destaque oferecido no centro de capacitação será voltado para a criação de soluções para internet das coisas, o que envolve aplicativos para produtos como TVs e geladeiras.  
O Ocean USP é o resultado de uma parceria entre a universidade e a Samsung, que visa aproximar academia e mercado de uma maneira que gere bons frutos para os dois lados. Ao mesmo tempo que os estudantes podem ser orientados com base no que o mercado pede, fica mais fácil para a fabricante detectar e contratar jovens com projetos inovadores. 
Divulgação/Samsung
Ocean USP, centro de desenvolvimento de apps
Ocean: centro de desenvolvimento de apps tem parceria com a Samsung

Antes, o Ocean era um centro de treinamento que ficava na Avenida Faria Lima, em São Paulo. Levá-lo para dentro da universidade é uma medida que facilita o acesso de estudantes interessados em aprender mais sobre o mercado para aplicativos, games e hardware. 
"Essa iniciativa dos professores do Departamento de Engenharia de Produção em conjunto com a Samsung é mais um passo da escola no sentido de forma gente para o sistema produtivo. Principalmente de formar gente que transforme o sistema produtivo", afirmou o professor doutor José Roberto Castilho Piqueira, que é o diretor da Escola Politécnica da USP, durante a cerimônia de lançamento do Ocean. 
Esta não é a primeira vez que a Samsung se aproxima de universidades desta maneira. A companhia sul-coreana já tem uma parceria semelhante com a Universidade Estadual do Amazonas. Combinando as atividades realizadas nos dois centros de capacitação ao longo dos últimos dois anos, foram realizados mais de 1.000 treinamentos e cursos gratuitos para mais de 25.000 pessoas.  
"A Samsung quer fomentar uma base de inovadores aqui no Brasil. Essa parceria com a USP nos permite unir o talento e a criatividade dos alunos da universidade com os da comunidade de desenvolvedores que estava conosco no espaço anterior do Ocean, com o objetivo de expandir todo esse conhecimento junto ao DNA inovador da Samsung", afirmou Gabriel Farias, diretor de inovação da Samsung para a América Latina.  
A agenda completa dos cursos pode ser acessada no site do Ocean USP, bem como por meio do aplicativo Ocean, disponível na Google Play Store para smartphones com sistema Android.

Fonte: EXAME

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todas postagem é previamente analisada antes de ser publicada.