terça-feira, 31 de maio de 2016

10 bolsas de estudo para se inscrever em junho

10 bolsas de estudo para se inscrever em junho

 
Thinkstock
post its
Post its: bolsas para graduação e pós

São Paulo — Os custos de fazer uma graduação ou uma pós-graduação no exterior podem ser muito altos para a maioria dos brasileiros. Um ano de graduação em Harvard, por exemplo, custa entre R$ 115 e 125 mil. Já um ano de um curso de administração na Fundação Getúlio Vargas, uma das mais renomadas no Brasil nesta área, é de R$ 32 mil.
Os custos, porém, não devem ser vistos como um empecilho para quem deseja estudar nas melhores universidades. O Estudar Fora selecionou 10 oportunidades de bolsas que estão com inscrições abertas – há cursos com início ainda em setembro de 2016, e outras para início em 2017. Seja qual for a data de início do curso, o importante é não perder o prazo para preparar a candidatura e se inscrever.
 
Para Graduação
1 Curso de Políticas Públicas na Itália
A Fundação Botín, organização que atua no desenvolvimento social mundial, está com inscrições abertas até o dia 16 de junho para o programa de Fortalecimento da Gestão Pública na América Latina. O curso é destinado a universitários de 19 e 23 anos, que tenham concluído mais de 50% do curso de graduação (não importa a área) até o dia 30 de setembro, e que tenham interesse em seguir carreira no setor público.
2 Bolsas para graduação na Inglaterra
Um vídeo de 60 segundos pode conquistar bolsas de até três anos na Universidade de West London. São oferecidas duas bolsas de 50% de anuidade e uma bolsa integral para os inscritos, que devem ter sido previamente aceitos como estudantes internacionais para um dos programas de graduação da instituição. Após receber o aceite, é preciso enviar pela internet um formulário e um vídeo seguindo as recomendações do edital. O vídeo pode ser enviado até 19 de junho.
 
Para pós graduação à distância
3 Mestrado Online em Gestão Empresarial e Comércio Exterior
A Organização dos Estados Americanos (OEA) está oferecendo bolsas de 40% para os programas de mestrado à distância da Universidade Complutense de Madri, uma das instituições de ensino mais antigas da Espanha. Os programas têm duração de um ano e são realizados em espanhol. Para candidatar-se, é preciso inscrever-se diretamente aos programas (Mestrado em Gestão Empresarial e Mestrado em Comércio Exterior) e enviar uma solicitação de bolsa até o dia 30 de junho na plataforma da OAS.
4 Mestrado em Desenvolvimento Humano na Argentina
A Facultad Latinoamericana de Ciencias Sociales – Sede, na Argentina, está com inscrições abertas para bolsas de 50% para seu curso de Mestrado em Desenvolvimento Humano, que é realizado online e tem duas sessões presenciais em Buenos Aires. O curso é em espanhol e tem duração de dois anos. Para se candidatar, é preciso primeiramente inscrever-se para o programa no site da universidade, e depois enviar os documentos solicitados (inclusive uma carta de recomendação e comprovante de conclusão de curso de graduação) até o dia 1 de julho.
5 Cursos online da Cornell University
A plataforma de cursos online da Cornell University oferece programas de desenvolvimento profissional nas áreas de finanças, saúde, hospitalidade, recursos humanos, lideranças, gestão e marketing. Através de uma parceria com a Organização dos Estados Americanos (OEA) estão sendo oferecidas bolsas de 66% dos custos do programa, que têm duração de três meses. Para se candidatar, é preciso enviar até o dia 3 de julho uma candidatura através da plataforma de bolsas da OAS.
 
Pós Graduação Presencial
6 Bolsa para Profissionais do Setor Público ou Terceiro Setor nos Estados Unidos
Mantido pelo governo dos Estados, o H.H.Humphrey Fellowship é voltado para o treinamento profissional em universidades parceiras, como MIT e Cornell. As inscrições para a etapa nacional de seleção estão abertas até 12 de junho. Os benefícios da bolsa incluem isenção total das taxas escolares; valores mensais para manutenção, de acordo com a localidade nos Estados Unidos; auxílio para instalação e subsídios para compra de um notebook e livros; passagens de ida e volta aos Estados Unidos; seguro saúde e curso intensivo de inglês para os selecionados que não possuírem a fluência mínima exigida.
7 Mestrado da UNESCO na Holanda
A Fundação Rotary está oferecendo bolsas para estudantes e profissionais que desejem estudar e pesquisar soluções para a crise hídrica no Instituto de Educação Hídrica da UNESCO. As inscrições vão até 15 de junho. A bolsa é no valor de aproximadamente 34 mil euros e cobre os custos de participação no programa e alojamento. A UNESCO também poderá prover auxílio adicional para o deslocamento e manutenção do estudante na Holanda durante o período do curso.
8 Mestrado em Café na Itália
Realizado na cidade de Trieste, na Itália, o curso tem duração de cinco meses e abrange todos os aspectos da cultura cafeeira, do cultivo até a logística e comercialização. O valor total da anuidade é de 15 mil euros. As bolsas de estudos oferecidas pela empresa italiana Illy podem cobrir integralmente ou parcialmente o valor do curso. As inscrições vão até 15 de junho.
9 Bolsas Endeavour para Pós-Graduação na Austrália

O governo australiano está com inscrições abertas para seu programa de bolsas de estudo integrais para especialização, mestrado, pesquisa e cursos técnicos. As inscrições vão até o dia 30 de junho e as universidades participantes podem ser consultadas no site Universities Australia. Todas as bolsas de estudo são integrais. Incluem, além de mensalidades do curso, custos de viagem de ida e volta, ajuda para alojamento e mais 3 mil dólares australianos.
10 Mestrado em Políticas Públicas na Alemanha
O Programa Helmut-Schmidt 2017 oferece apoio para estudantes de Mestrado em Políticas Públicas e Boa Governança. São oito opções de cursos de mestrado na área e podem se candidatar estudantes que possuam graduação em direito, ciências sociais e políticas, economia, administração, relações internacionais e áreas relacionadas. As inscrições estarão abertas entre primeiro de junho e 31 de julho.
*Este artigo foi originalmente publicado pelo Estudar Fora, portal da Fundação Estudar

Fonte: EXAME

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todas postagem é previamente analisada antes de ser publicada.