Airbus patenteia o que pode ser o
helicóptero mais rápido do mundo
Por Redação | em 22.05.2016 às 12h39 - atualizado em 22.05.2016 às 12h51
A Airbus pode ter nas mangas o projeto do que pode ser o helicóptero
mais rápido do mundo. Levando o nome de três desenvolvedores da Airbus
Helicopter – Axel Fink, Ambrosius Weiss e Andrew Winkworth -, uma
patente protocolada recentemente pela fabricante no US Patent and
Trakemark Office descreve uma atualização do revolucionário protótipo
X3.
Lançado em 2010, o modelo experimental X3 bateu o recorde de velocidade
para um helicóptero sem rotores laterais móveis, chegando a mais de 470
quilômetros por hora. Igualmente, o novo conceito leva o ideal da Airbus
Helicopters – anteriormente conhecida como Eurocopter -, que propõe
helicópteros híbridos de alta velocidade e longo alcance, em iniciativa
identificada como H3.
Helicóptero composto
Nos papéis protocolados, a fabricante descreve um “helicóptero
composto”. O que garante essa categoria são os dois motores com hélices
propulsoras instalados nas laterais da aeronave – em adição ao motor
convencional central. O design também elimina a necessidade de um motor
de cauda.
Airbus X3
Embora um helicóptero com propulsores laterais não represente algo
realmente novo – com diversas versões produzidas durante as últimas
décadas -, as configurações apresentadas pela Airbus certamente fazem da
atualização do X3 algo exclusivo. Com a adição prevista de motores
turbojet, o modelo pode facilmente fazer frente a helicópteros com
rotores móveis de alta performance, como o V22 Osprey, cuja arquitetura o
transforma praticamente em um avião em velocidade de voo.
Diferentemente do primeiro X3, entretanto, o projeto atualizado traz as
hélices laterais voltadas para trás. De acordo com os documentos, isso
reduz ruídos e vibrações, conferindo ainda mais segurança aos
passageiros. O vídeo abaixo, do canal PatentYogi, dá vida às patentes e
imagina como seria o projeto em sua versão materializada.
Por fim, a nova patente bem que poderia se
referir também ao Low Impact Fast and Efficient Rotor-Craft mencionado
pela Airbus Helicopters em 2014. Afinal, o projeto também era baseado no
conceito original do X3. Resta, agora, esperar para ver se o novo “X3
2.0” realmente chegará a ser produzido.
Fonte: Business Insider
Fonte: Canaltech
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