terça-feira, 31 de maio de 2016

França não cortará pesquisas denunciadas por cientistas

França não cortará pesquisas denunciadas por cientistas

Da AFP

Getty Images
Pesquisa de laboratório
Pesquisa: o presidente recebeu os cientistas que denunciaram, na semana passada, a decisão do governo de cortar 134 milhões de euros do orçamento

O presidente francês, François Hollande, desistiu de fazer cortes de orçamento de pesquisa que provocaram uma forte reação nos meios científicos, anunciou nesta segunda-feira o prêmio Nobel de Física Serge Haroche, recebido no Eliseu.
O presidente socialista recebeu cinco ganhadores do Nobel franceses e um premiado com a Medalha Fields - a recompensa mais prestigiada em matemática - que, na semana passada, denunciaram em uma coluna a decisão de cortar 134 milhões de euros do orçamento de pesquisa.
Hollande "nos informou da importância que o governo concede à pesquisa" e afirmou que "não deveria dar sinais desencorajadores", declarou Haroche.
"Pelo contrário, o Estado tem que assegurar a manutenção da pesquisa em um nível de excelência, em especial no âmbito da competição internacional", acrescentou.
"Estamos aliviados e satisfeitos de ver que nossas preocupações, nossa visão da pesquisa, parecem ser compartilhadas pelo presidente e pela ministra de Educação Nacional, que acompanhou o encontro", disse Haroche.
Serge Haroche, Françoise Barré-Sinoussi (Prêmio Nobel de Medicina), Claude Cohen-Tannoudji (Física), Albert Fert (Física), Jean Jouzel (vice-presidente do IPCC - Grupo Intergovernamental de Especialistas sobre Mudanças Climáticas - quando recebeu o Nobel da Paz) e Cédric Villani (Medalha Fields), afirmaram que estes cortes equivaliam a "um suicídio científico e industrial" da França.

Fonte: EXAME

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todas postagem é previamente analisada antes de ser publicada.