sexta-feira, 20 de maio de 2016

Pesquisador do Inpa recebe royalties por invenção

Pesquisador do Inpa recebe royalties por invenção


 
Graziele Bezerra

O alemão Roland Vetter é o primeiro pesquisador do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa) a receber royalties por uma invenção. O retorno financeiro, pode variar de 5% a um terço sobre o faturamento do produto comercializado. O percentual está estabelecido em lei.



O valor será creditado a partir de junho e poderá ser aplicado em novos estudos. Vetter criou o Água Box, um sistema de desinfecção solar de água que nasceu de uma demanda do povo indígena Deni, do Amazonas.



A confecção do aparelho começou em 2005, quando 11 crianças daquela etnia indígena morreram de doenças diarreicas, causadas por vírus, bactérias e parasitas. A máquina pesa 13 quilos e é capaz de purificar até 400 litros de água por hora, utilizando energia solar e bateria.



A vida útil da lâmpada ultravioleta é de 10 mil horas, o equivalente a três anos de duração. Cada aparelho tem condições atender até 300 pessoas com água potável. Hoje a tecnologia é administrada e comercializada pela empresa Qluz Ecoenergia, a um custo de R$ 14 mil  a unidade.



Além de atender comunidades indígenas na Amazônia, o purificador já foi exportado para Nampula, na África. Em novembro do ano passado, uma parceria com o Exército Brasileiro possibilitou a adaptação do purificador para uma mochila para ser usado por militares em operações de selva.

Fonte: EBC

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todas postagem é previamente analisada antes de ser publicada.