terça-feira, 17 de maio de 2016

Pesquisadores desenvolvem material eletrônico que se "cura" sozinho

Pesquisadores desenvolvem material eletrônico que se "cura" sozinho

 
Pesquisadores da Pennsylvania State University, nos EUA, desenvolveram um material que permite que circuitos e conectores continuem funcionando mesmo quando dobrados ou quebrados. O material é uma folha de plástico coberta de nanofolhas de nitreto de boro, substância rígida semelhante ao carbono em sua estrutura.
Os cientistas adicionaram à superfície das nanofolhas alguns grupos de ligação de hidrogênio. Na prática, isso garante que o material seja dobrado ou cortado ao meio e continue funcionando, já que quando duas partes cortadas são colocadas lado a lado, uma carga eletrostática restaura as ligações de hidrogênio, fazendo com que a folha se "cure" sozinha.
De acordo com os pesquisadores, algumas folhas precisaram de calor ou pressão material para voltarem a funcionar, enquanto outras conseguiram se restaurar á temperatura ambiente.
As nanofolhas de nitreto de boro são impermeáveis, o que permite seu uso em ambientes molhados. Para o futuro, o material pode ser usado em dispositivos vestíveis.
Via Gizmag

Fonte: OlharDigital

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todas postagem é previamente analisada antes de ser publicada.