A matemática é clara: urinar no banho pode salvar o mundo

A matemática é clara: urinar no banho pode salvar o mundo

Marina Demartini, de EXAME.com 
 
Thinkstock
Mulher pensando no chuveiro
Xixi no banho: é ou não uma boa ideia?

São Paulo – Não é apenas a modelo Gisele Bündchen que recomenda, a matemática também: fazer xixi enquanto você toma banho pode salvar o planeta.
Como isso é possível? O site IFL Science partiu da lógica de que toda vez que uma pessoa faz xixi, ela dá uma descarga.
Essa informação foi somada a outros dois dados. O primeiro é uma pesquisa feita pela ONG Home Water Works, que mostrou que a quantidade de água utilizada por uma descarga média em uma privada é de seis litros.
O segundo é um estudo feito pela Cleveland Clinic, nos EUA, que revelou que um adulto urina cerca de sete vezes a cada 24 horas.
Ao multiplicar a média de litros usada por uma descarga pela quantidade de vezes que um adulto urina por dia, o IFL descobriu que uma pessoa gasta 42 litros de água diariamente somente com a descarga.
Esse número foi multiplicado por 365 (quantidade de dias que completa um ano) para que chegasse ao final da conta: um absurdo de 15.330 litros de água usados em descarga por cada pessoa.
Como apenas 48,6% da população brasileira (ou seja, cerca de 100 milhões de habitantes) tem acesso à coleta de esgoto, a quantidade de água jogada fora por ano no Brasil para limpar a urina depositada no vaso sanitário é de mais ou menos 1,5 trilhão de litros.
Agora, se cada pessoa urinar uma vez no banho, restarão apenas outras seis vezes para a privada. A economia de água por cada indivíduo ao longo de um ano será de 2.190 litros.
Se estendermos esse valor para a parcela dos cidadãos brasileiros que tem coleta de esgoto em suas casas, nós salvaríamos cerca de 219 bilhões de litros de água a cada ano. Um número considerável.

Fonte: EXAME

Comentários