Pesquisadores desenvolvem bateria com
armazenamento quatro vezes maior
Por Redação | em 27.06.2016 às 20h32
As baterias estão ganhando cada vez mais espaço na vida das pessoas.
Além das que equipam diversos dispositivos móveis, como smartphones e
tablets, existem outras que contêm uma capacidade de armazenamento de
energia muito maior e são utilizadas em carros elétricos e residências.
Com o aumento dessa demanda, cientistas estão procurando novas
alternativas para as baterias de íons de lítio, e as baterias de
lítio-enxofre (Li-S) parecem ser a melhor opção até agora.
As Li-S conseguem armazenar até quatro vezes mais energia por unidade de
massa do que as baterias de íons de lítio.
Além disso, o lítio-enxofre
tem se mostrado mais durável que o material convencional.
As baterias
atuais utilizadas na grande maioria dos smartphones e notebooks, por
exemplo, perdem a eficiência com o passar do tempo, visto que a sua
capacidade de armazenamento diminui conforme a utilização dos ciclos.
As
baterias Li-S ainda teriam este desgaste, porém, o problema seria muito
menor.
Os pontos negativos das baterias de lítio-enxofre incluem o fato de o
enxofre no eletrodo esgotar-se depois de apenas alguns ciclos de carga e
descarga, além dos polissulfetos poderem passar através do cátodo e
obstruir o eletrodo.
Também existia o risco de explosão e vazamento
quando colocadas em altas temperaturas.
No entanto, para contornar este
último problema, pesquisadores da Universidade de Western Ontario, no
Canadá e da empresa Canadian Light Source desenvolveram uma técnica de
revestimento, denominada de deposição de camada molecular (MLD), que
permite levar as baterias de lítio-enxofre a temperaturas elevadas.
O MLD é, na verdade, uma adaptação da deposição convencional de
películas atômicas (ALD), que deposita películas finas de óxido
inorgânico. "Demonstramos que o revestimento de MLD oferece uma
abordagem segura e versátil para baterias de lítio-enxofre e
temperaturas elevadas", declarou Andy Xueliang Sun, da referida
Universidade.
Nos testes realizados, os pesquisadores constataram que os elétrodos
revestidos de MLD de carbono-enxofre ficaram estáveis e com melhor
desempenho em temperaturas até 55ºC.
Com estes valores, os pesquisadores
esperam que a vida útil das baterias Li-S seja significativamente
prolongada, o que melhoraria a autonomia dos carros elétricos e de
vários outros equipamentos dependentes do armazenamento de energia.
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