terça-feira, 21 de junho de 2016

Veja 5 cápsulas que podem fazer você viajar a 1.300 km/h

Veja 5 cápsulas que podem fazer você viajar a 1.300 km/h

Marina Demartini, de EXAME.com
 
YouTube/Hyperloop One
Hyperloop One
Hyperloop: o sistema de transporte foi idealizado por Elon Musk em 2013

São Paulo – Sustentabilidade e velocidade. Essas são as duas palavras que não saem da cabeça de dezenas de estudantes que participam da final do campeonato de cápsulas do SpaceX Hyperloop. No final deste ano, eles irão apresentar a Elon Musk, CEO da SpaceX e da Tesla Motors, os seus protótipos em ação na pista de 1,6 km construída na sede da empresa em Hawthorne, na California. 
Para quem não sabe ou não se lembra, o Hyperloop é um sistema de transporte terrestre de alta velocidade idealizado por Musk em 2013. Ele consiste em tubos montados sobre colunas de 45,7 m a 91,4 m de distância com cápsulas que transportam pessoas a mais de 1.300 km/h. 
Para desenvolver esse projeto, a SpaceX lançou no ano passado um concurso de design e construção de cápsulas para o Hyperloop. Mais de 115 equipes compostas por estudantes de engenharia de 27 estados norte-americanos e 20 países se inscreveram. 
Em janeiro deste ano, 22 times foram escolhidos durante uma apresentação na Universidade A&M no Texas, nos EUA. Os projetos foram avaliados a partir de critérios que giram em torno de design e compatibilidade com a pista existente.
Desde então, as equipes selecionadas estão construindo protótipos funcionais para testar na pista da Califórnia em uma data que ainda não foi anunciada pela SpaceX.
Apesar de ser improvável que qualquer um deles cheguem à velocidade máxima do Hyperloop no trecho de testes, é bacana ver o desenvolvimento de um transporte de alta tecnologia que promete ser mais barato do que os tradicionais. 
Veja abaixo as fotos do protótipo vencedor da etapa no Texas e outras quatro cápsulas que receberam os principais prêmios do evento:

Prêmio de Melhor Design Geral

MIT Hyperloop Team, Instituto de Tecnologia de Massachusetts
Divulgação/MIT
Hyperloop do MIT

Prêmio de Inovação de Cápsula

Delft Hyperloop, Universidade de Tecnologia de Delft (Holanda)
Divulgação/Delft University of Technology
Hyperloop da Delft University of Technology

Prêmio de Excelência Técnica de Cápsula

1º lugar: Badgerloop, da Universidade de Wisconsin-Madison
Divulgação/University of Wisconsin-Madison
BadgerLoop da University of Wisconsin-Madison
2º lugar: Hyperloop na Virginia Tech, Virginia Tech


Divulgação/Virginia Tech
Vhyper Hyperloop da Virginia Tech
3º lugar: HyperXite, Universidade da Califórnia-Irvine 
Divulgação/University of California - Irvine
HyperXite Hyperloop da Universidade da Califórnia - Irvine
Além da SpaceX, duas empresas privadas estão desenvolvendo de forma independente um sistema de transporte Hyperloop. Uma delas é a Hyperloop Transport Technologies (HTT). Ela já criou um protótipo da cápsula e deve iniciar a construção de sua pista de testes no final deste ano no Vale Quay, na Califórnia. 
Em um vídeo publicado na semana passada, a HTT revelou que as cápsulas teriam janelas interativas em que o usuário poderia ver a temperatura e a velocidade do local. No quesito design, os protótipos não decepcionam e aparentam ter um visual sofisticado. 
Veja mais sobre as cápsulas no vídeo abaixo: 


Fonte: EXAME

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todas postagem é previamente analisada antes de ser publicada.