quarta-feira, 15 de junho de 2016

Você consegue adivinhar qual desses quadros foi feito por um robô?

Você consegue adivinhar qual desses quadros foi feito por um robô?


O avanço das inteligências artificiais faz com que elas sejam usadas em um número cada vez maior de situações. Uma de suas aplicações atualmente é a identificação de objetos e rostos em fotos. Como consequência de serem "treinadas" para realizar esse tipo de trabalho, no entanto, as inteligências artificiais acabaram ganhando algumas habilidades artísticas interessantes.
Um teste na internet explora essas habilidades pedindo que o usuário adivinhe se um quadro foi criado por um humano ou uma máquina. São dez perguntas, cada uma das quais traz um quadro pintado por um humano e uma imagem gerada por uma inteligência artificial a partir de uma fotografia e do "estilo" de um pintor. O usuário precisa clicar na que ele acha que foi pintada por um humano. O teste pode ser feito por meio deste link.
Ao final, o site diz quantas imagens você acertou e revela quais delas foram criadas por robôs. À esquerda ele mostra os quadros pintados por pintores humanos e, à direita, as imagens geradas por máquinas. Algumas das criações das máquinas são bastante convincentes.

Arte robótica
Já existem diversos projetos que estudam a relação entre arte e inteligência artificial. As redes neurais de identificação de imagens do Google já produziram algumas imagens bastante bizarras, que ganharam até mesmo uma exposição exclusiva em um museu nos EUA. Existe também uma ferramenta que permite que usuários usem suas fotos com os filtros da rede neural para gerar imagens estranhas
Há também o projeto Magenta, do próprio Google, que procura entender se inteligência artificiais são capazes de criar trabalhos de valor artístico. O projeto já criou até mesmo uma música de cerca de 90 segundos, que você pode ouvir por meio deste link.

Fonte: OlharDigital

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todas postagem é previamente analisada antes de ser publicada.