segunda-feira, 25 de julho de 2016

Cerca de 3,9 bilhões de pessoas ainda não tem acesso à Internet


Cerca de 3,9 bilhões de pessoas ainda não tem acesso à Internet


IDG News Service
25/07/2016 - 11h14

Segundo levantamento da ONU, 53% da população mundial não tem conexão à rede. Mulheres também tem menos acesso em comparação a homens


Enquanto aparentemente metade do mundo está em busca de Pokémons, a outra metade nem sequer conta com acesso à Internet.
Cerca de 3,9 bilhões de pessoas ou 53% da população ainda estará offline até o final deste ano, estima a International Telecommunication Union (ITU), agência que integra as Nações Unidas. Até mesmo na Europa, a região mais conectada do globo, 20,9% de todas as pessoas não se encontram online. Na África, o continente menos conectado, 74,9% estão sem acesso à rede. 
Esses número é dado pelo relatório anual da ITU, que faz parte da Nações Unidas. O levantamento também mostrou que há ainda uma grande divisão entre países ricos e pobres, e uma distância crescente entre homens e mulheres. Mostra que esforços de companhias como o Google e Facebook para expandir a conexão a mais pessoas pode levar um bom tempo.
Enquanto mais de quatro de cinco pessoas em países desenvolvidos usam a Internet, apenas 40% desses têm acesso em países em desenvolvimento. Em países como Haiti, Yemen, Myanmar e Etiópia – apenas 15,2% das pessoas estão online.
mapa-conexo
Da mesma forma, há menos mulheres que homens conectados, e esta diferença está piorando. A diferença mundial entre homens e mulheres com acesso à Internet está, atualmente, em 12,2%; em 2013 esta diferença estava em 11%, segundo a ITU. Em países desenvolvidos, a diferença, no caso, diminui, deixando os 5,8% para 2,8%, mas a lacuna cresceu em países mais pobres. 
O custo torna mais difícil levar conexão a alguns países. A ITU diz que a tecnologia tem se tornado mais acessível em países em desenvolvimento desde 2011, mas se mantém distante na maioria dos países considerados pobres. Pela definição da ITU, isso significa que o serviço de Internet custa mais do que 5% da média salarial mensal da população. 
A internet móvel é a forma mais comum de acesso e está crescendo a taxas de dois dígitos em países em desenvolvimento, atingindo quase 41% da população enquanto já chegou aos 90% em países desenvolvidos.  
Apesar do seu potencial, a Internet das Coisas ainda não integra parte desse cenário na maioria dos lugares. O índice de assinaturas para dispositivos móveis do tipo M2M (máquina para máquina) atingiu 22% mundialmente, apesar de que em alguns países a conexão M2M está ganhando peso. Neste caso, os países que se destacam são a Suécia, Nova Zelândia e Noruega. 

Fonte: IDG

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todas postagem é previamente analisada antes de ser publicada.