Fujitsu usa aprendizado de máquina para prever atrasos de trem

Fujitsu usa aprendizado de máquina para prever atrasos de trem

Da Redação
29/07/2016 - 12h15
Tecnologia embarcada em app de mobilidadade urbana auxiliará usuários a planejarem rotas utilizando transporte público no Japão
A empresa japonesa Fujitsu, especializada em soluções de tecnologia da informação e da comunicação, tem usado aprendizado de máquina para prever atrasos de trem. A ideia é oferecer, em breve, uma função de previsão de atrasos nas rotas de transporte público para usuários por meio de um aplicativo.
A novidade é fornecida por meio do serviço de cloud da solução SPATIOWL, que incorpora um motor de predição de atraso à tecnologia de Inteligência Artificial da Fujitsu, o Human Centric AI Zinrai. A solução usa big data analytics, Internet das coisas e inteligência artificial para gerir de forma eficaz os dados de localização de objetos em movimento em tempo real e  foi desenvolvida em parceria com a organização de pesquisa SRI International.
Segundo a Fujitsu, os testes de campo do serviço estão sendo conduzidos para ajudar os usuários do transporte público japonês a escolherem suas rotas dentre as 138 linhas de trem na região de Kanto, Japão, a partir deste mês até setembro.
Dada à tecnologia de aprendizado de máquina a partir de dados antigos e atuais, as previsões de atraso contam com alta precisão, explica a Fujitsu. Usuários do aplicativo também contribuirão com informações de atrasos.
“Isso permite que as pessoas tenham previsões mais assertivas e precisas sobre atrasos de trem do que antes, tornando o aplicativo essencial para a escolha de rota”, ressalta a companhia.
Posteriormente, a Fujitsu tem como objetivo verificar os resultados de efetividade da funcionalidade por meio do teste de campo, além de estudar a expansão do serviço para outras regiões do Japão.

Fonte: IDGNow

Comentários