terça-feira, 19 de julho de 2016

Jovens brasileiros têm destaque em prêmios científicos do Google

Jovens brasileiros têm destaque em prêmios científicos do Google

Feira de ciência promovida pelo Google tem projeto de brasileira entre os pré-selecionados

Do R7
Estudantes do Ceará usaram semente de moringa (foto) para purificar água poluída Reprodução/Flickr/Harvey McDaniel

Três estudantes brasileiros se destacaram em duas categorias da edição 2016 da feira de ciências promovida pelo Google. Chamado de Google Science Fair, o evento premiou os jovens João Gabriel Stefani Antunes (15) e Letícia Pereira de Souza (18), am''bos alunos de um colégio de Fortaleza (CE), na categoria Impacto na Comunidade na América Latina. Outra notícia interessante foi que o projeto da jovem Maria Vitória Valoto (16) está entre os 100 selecionados que vão competir por um lugar na lista de 16 finalistas globais.
O projeto premiado por seu impacto na comunidade tinha a proposta de purificar a água poluída que muitas pessoas utilizam para subsistência, a dupla de estudantes de Fortaleza criou um projeto que usa sementes de uma planta local, a moringa, um coagulante natural barato, viável e totalmente biodegradável para realizar a transformação da água contaminada em água potável.
Já o projeto selecionado para a pré-lista de finalistas da feira de ciência vem do Paraná. Maria (16) propôs um método mais viável para a quebra da lactose, um projeto que pode ajudar milhões de pessoas com intolerância à lactose. Pensando no manuseio em casa e também no reuso, ela criou sachê com um método diferente de encapsulamento da enzima digestiva chamada de lactase ou β-galactosidase. As capsulas produzidas nesse método não necessitam de nenhum tratamento com pH para manter sua atividade e podem ser reutilizadas durante 7 dias.
O anúncio dos finalistas acontece no dia 11 de setembro e a final do Google Science Fair será realizada no mês de setembro, na sede da companhia em Mountain View, na Califórnia (EUA). Para saber mais sobre os projetos e o evento, acesse o site oficial da competição.

Fonte: R7

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todas postagem é previamente analisada antes de ser publicada.