segunda-feira, 15 de agosto de 2016

Aniversário do MS-DO

O aniversário do MS-DOS deixou saudade em muita gente. E você, lembra como era o mundo antes da interface?
Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações
12 de agosto às 15:00 · 


A imagem pode conter: tela

Quem lembra daquela tradicional tela de fundo preto com algarismos verdes, que era muito comum de ser encontrada por aí até meados da década de 2000? Tratava-sedo sistema operacional MS-DOS, ponto crucial na história de sucesso da então pequenina Microsoft.
Tudo começou quando a IBM estava para lançar uma nova linha de produtos, o chamado Personal Computer (PC). Foi aí que os executivos da empresa procuraram por engano com Bill Gates, pensando que ele possuía os direitos sobre um outro sistema que estava no mercado.
Gates desfez o engano e passou o contato da Digital Research, dona do CP/M. A companhia, por sua vez, não aceitou fazer acordo com a IBM, pois preferia vender seu software individualmente, em vez de incorporá-lo à fabricação de computadores.
O dono da Microsoft não perdeu a oportunidade e contatou o programador Tim Paterson, que havia criado o sistema 86-DOS. Gates comprou os direitos do software por 50 mil dólares e ofereceu trabalho a Paterson, que fez adaptações no sistema. Em 1981, nascia então o MS-DOS, que resistiu por mais de duas décadas, inclusive porque foi incorporado ao Windows.
Com enorme sucesso de início, o MS-DOS começou a ser preterido a partir da massificação global dos computadores, quando os usuários passaram a dar preferência para os sistemas com interface.

Fonte: MCTI

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todas postagem é previamente analisada antes de ser publicada.