quinta-feira, 25 de agosto de 2016

Campos do Jordão sediará conferência internacional sobre bioenergia

Campos do Jordão sediará conferência internacional sobre bioenergia




Em sua terceira edição, a conferência Brazilian BioEnergy Science and Technology Conference (BBEST) está prevista para ocorrer, entre os dias 17 e 19 de outubro de 2017, em Campos do Jordão (SP). O encontro reunirá pesquisadores, estudantes e lideranças dos setores público e privado do Brasil e do exterior para discutir os principais avanços científicos e tecnológicos em bioenergia.

Pela primeira vez será dado destaque na conferência a temas relacionados à área de bioenergia dentro do conceito de bieconomia – que reúne setores que utilizam recursos biológicos de forma sustentável. Por essa razão, o tema do evento será “Designing a sustainable bioeconomy”.

O tema foi escolhido em razão da importância cada vez maior de promover a expansão da economia por meio de novas oportunidades que permitam reduzir as emissões de gases de efeito estufa (GEE) e promover o desenvolvimento sustentável, tanto no Brasil como no mundo.

A programação científica do evento abordará questões relativas às matérias-primas – como agronomia, melhoramento genético e biotecnologia de plantas energéticas –, além de motores e outros dispositivos de conversão, sustentabilidade e impactos ambientais e socioeconômicos.

Paralelamente à parte científica do evento, a BBEST 2017 contará com outras atividades visando promover uma maior colaboração entre o setor privado e a academia, tais como apresentações das estratégias de pesquisa, desenvolvimento e inovação (P&D&I) de empresas convidadas e rodadas de discussão entre empresas e academia. Para essas atividades serão convidadas grandes e médias empresas do setor de bioenergia, além de startups – empresas nascentes de base tecnológica.

“Daremos oportunidade para as empresas apresentarem as oportunidades que estão enxergando no setor de bioenergia e as estratégias que têm adotado para aproveitá-las”, disse Luís Augusto Barbosa Cortez, professor da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e um dos secretários-gerais da conferência.

A programação também inclui palestras de pesquisadores do Brasil e do exterior, além de sessão de pôsteres e prêmio aos melhores trabalhos científicos apresentados pelos participantes. A conferência terá, pela primeira vez, a sessão “BIOEN Highlights”, dedicada à apresentação de trabalhos científicos realizados por jovens pesquisadores no âmbito do programa.

O BBEST é uma iniciativa do Programa de  Pesquisa em Bioenergia (Bioen) da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. “A bioenergia é um tema importante para o Brasil e, especialmente, para o Estado de São Paulo”, disse Carlos Henrique de Brito Cruz, diretor científico da FAPESP, durante o lançamento da conferência internacional. “Desejamos que a conferência seja um ponto focal de debate sobre sustentabilidade, sobre a qual há opiniões diferentes e divergentes em vários lugares no mundo. Queremos ter voz e participar dessa discussão internacional.”

Para mais informações sobre a conferência, acesse www.bbest.org.br.

(Agência Gestão CT&I, com informações da Fapesp)


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todas postagem é previamente analisada antes de ser publicada.