quinta-feira, 25 de agosto de 2016

Cientistas conseguem reciclar fibra de carbono utilizando apenas álcool


Cientistas conseguem reciclar fibra de carbono utilizando apenas álcool 
 
Por Redação | em 24.08.2016 às 20h16 
 
 Fibra de Carbono
 
Apesar de cara, a fibra de carbono é um ótimo material para ser usado em vários ramos da indústria, desde modelos de carros de luxo até foguetes que precisam resistir a altíssimas temperaturas e pressões. Sua grande versatilidade se dá porque é um material leve, resistente e ainda por cima possui um visual bem bacana. Porém, devido ao seu complexo processo de produção, ainda é muito difícil reciclá-lo. Mas parece que essa situação pode mudar, graças ao Instituto de Tecnologia da Georgia, que afirma que descobriu um jeito de reaproveitar o material descartado. 
 
Pesquisadores do instituto utilizaram um solvente à base de álcool para recuperar fibras de carbono que seriam jogadas no lixo após não terem mais nenhuma utilidade. Mergulhando esses compósitos no solvente desenvolvido, as fibras de carbono se separam do epóxi que as mantêm unidas e, dessa forma, ambos os componentes podem ser reutilizados individualmente. 
 
 
Mercedes-Benz SLS AMG 
Mercedes-Benz SLS AMG: diversos componentes do carro são produzidos em fibra de carbono) 
 
A fibra de carbono é produzida utilizando folhas de fibras que são colocadas dentro de um molde. Em seguida, essas folhas são cobertas por uma resina ou por epóxi, que deixa o material com o formato desejado. Depois é só limpar as bordas, polir o epóxi endurecido e pronto, a peça de fibra de carbono está pronta para equipar os mais diversos produtos altamente tecnológicos. 
 
No entanto, esse processo de reciclagem não funciona para todos os tipos de fibras de carbono. O departamento de tecnologia fez sua pesquisa focada em um tipo específico que utiliza o epóxi vitremer em sua composição. Segundo Kai Yu, pesquisador da equipe, os vitremers possuem ligações dinâmicas capazes de, em certas condições, alternar suas estruturas sem perder a integridade da malha. “Nós deixamos o álcool, que tem pequenas moléculas, disponível para participar da rede de reações alternadas, o que acaba por dissolver o material”. 
 
A possibilidade de reciclar a fibra de carbono pode trazer vários benefícios para a indústria que utiliza o material. Como o processo é simples, os pesquisadores acreditam que ele pode ser usado facilmente em larga escala, economizando recursos das empresas e ajudando na conservação do meio ambiente. Via: Cnet
Fonte: Canaltech


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todas postagem é previamente analisada antes de ser publicada.