segunda-feira, 29 de agosto de 2016

Congresso de Biodiesel recebe trabalhos científicos até 18 de setembro

Congresso de Biodiesel recebe trabalhos científicos até 18 de setembro

Secretaria de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação do MCTIC participa da organização do encontro, marcado para 22 a 25 de novembro, em Natal (RN).
Por Ascom do MCTIC
Publicação: 26/08/2016 | 00:27
Última modificação: 26/08/2016 | 11:29
 
Pesquisadores têm até 18 de setembro para entregar os trabalhos científicos que serão apresentados no 6º Congresso da Rede Brasileira de Tecnologia de Biodiesel (RBTB) e no 9º Congresso Brasileiro de Plantas Oleaginosas, Óleos, Gorduras e Biodiesel, marcados para 22 a 25 de novembro, em Natal (RN). Desde 2006, o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) promove o Congresso da RBTB para compartilhar pesquisas da cadeia produtiva do biodiesel.
O congresso envolve as comunidades científica e empresarial e abrange sete áreas temáticas: matéria prima; armazenamento, estabilidade e problemas associados; caracterização e controle da qualidade; coprodutos; produção do biocombustível; uso de biodiesel; e políticas públicas de desenvolvimento sustentável.
A escolha do Rio Grande do Norte como sede se deve à posição geográfica estratégica do estado, que desponta na produção de energia renovável e sedia um dos núcleos de desertificação do semiárido – motivo pelo qual o congresso oferecerá opções para inclusão do biodiesel na matriz energética, a fim de gerar conhecimento tecnológico e criar alternativas para o agricultor familiar.
Inscrições para o evento devem ser feitas pela internet até 4 de novembro. 
A Secretaria de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação do MCTIC (Setec) realiza o congresso ao lado das universidades federais de Lavras (Ufla), por meio do Núcleo de Estudos em Plantas Oleaginosas, Óleos Vegetais, Gorduras e Biocombustíveis (G-Óleo), e do Rio Grande do Norte (UFRN), além da RBTB, no contexto do Programa Nacional de Produção e Uso de Biodiesel (PNPB).
O congresso tem apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), do Instituto Nacional de Tecnologia (INT), da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), das associações Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais (Abiove) e dos Produtores de Biodiesel do Brasil (Aprobio), das fundações de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig) e de Apoio à Pesquisa do Rio Grande do Norte (Fapern), da União Brasileira do Biodiesel e Bioquerosene (Ubrabio), e da empresa Olea, incubada na Ufla e na UFRN.
Serviço Evento: 6º Congresso da Rede Brasileira de Tecnologia de Biodiesel Data: 22 a 25 de novembro de 2016 Local: Praiamar Natal Hotel & Convention Endereço: Rua Francisco Gurgel, 33, Ponta Negra Cidade: Natal (RN)
 
Fonte: MCTIC


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todas postagem é previamente analisada antes de ser publicada.