quarta-feira, 17 de agosto de 2016

Designers usam robô industrial para tatuar perna de um homem

Designers usam robô industrial para tatuar perna de um homem

Da Redação
17/08/2016 - 16h11
 
Robô foi modificado para receber máquina de tatuar em braço robótico. Software da Autodesk foi responsável por dar instruções da tatuagem
Dois designers franceses do estúdio Appropriate Audiences, Pierre Emm e Johan da Silveira e um engenheiro da Autodesk, David Thomasson “deram” um novo talento a um robô industrial: a habilidade de tatuar humanos com precisão.
 
Em 2014, o trio já havia apresentado um robô-tatuador, porém adaptado a partir de uma MakerBot, impressora 3D doméstica. 
 
Agora, o robô em questão é um Fanuc M-710iC, mais comumente usado pela indústria automotiva para lidar com peças bem mais robustas que, digamos, uma perna humana. 
 
Segundo seus criadores, o experimento é responsável pela primeira tatuagem do mundo feita por um robô industrial. O robô foi modificado para receber uma máquina de tatuar no final de seu braço robótico.
 
Antes de partir para arriscar a segurança de um humano, afinal, colocar a perna abaixo da força de um robô pode ser uma tarefa um tanto inconsequente, a equipe de designers testou a tecnologia uma série de vezes em peles falsas. 
 
Para aplicar a tatuagem, os criadores precisaram digitalizar a área da perna a ser tatuada. Já o desenho foi “aprendido” pela máquina por meio de um software da Autodesk, o Dynamo, responsável por dar as instruções ao robô tatuador. 
 
Em resumo, diferente de um competidor humano, o robô não erra. Mas lembre-se que diferente de um tatuador de carne e osso, o robô não mostrará nenhuma piedade quando você estiver sofrendo ao tatuar a batata da perna ou precisar mexer um pouco. Não à toa, o voluntário à tatuagem, um dos designers, precisou ter a perna amarrada para se manter imóvel enquanto a máquina em questão terminava o trabalho.

Fonte: IDGNow

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todas postagem é previamente analisada antes de ser publicada.