Estudo sugere que jogos online melhoram
desempenho acadêmico
Por Redação | em 09.08.2016 às 19h05
De acordo com um estudo, publicado por Alberto Posso na revista
International Journal of Communication, crianças que jogam jogos online
tendem a ter um melhor desempenho acadêmico em matemática, testes de
leitura e ciência.
A pesquisa analisou mais de 12 mil estudantes do
ensino médio na Austrália para chegar a esta conclusão. Estudantes que
jogaram online quase todos os dias marcaram 15 pontos acima da média em
matemática e leitura, e 17 pontos acima da média em ciência.
Apesar dos números divulgados, a metodologia empregada no estudo não
pode provar que os jogos causaram a melhora acadêmica. Alberto analisou
dados de estudantes do ensino médio em toda a Austrália, por meio do
Programa Pisa – um teste internacionalmente reconhecido que é
administrado pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento
Econômico.
A pesquisa analisou a correlação entre a pontuação acadêmica e
interesses pessoais das crianças e atividades fora da escola, incluindo
o uso da internet.
"A análise mostra que os estudantes que jogam jogos online conseguem
obter pontuações mais altas nos testes de Pisa, todas as outras
[pontuações] são iguais", disse Alberto.
"Quando você joga jogos online
você está resolvendo quebra-cabeças para passar para o próximo nível e
que envolve o uso de alguns conhecimentos gerais e habilidades em
matemática, leitura e ciência."
A associação entre os jogos e a melhora
acadêmica ainda não está clara.
É possível que crianças dotadas em
matemática, ciência e leitura sejam mais propensas a jogos online.
Elas
também podem ser mais eficientes em seus trabalhos como alunos e
conseguem tempo livre para jogarem.
O estudo também analisou a correlação entre o uso de redes sociais e as
pontuações obtidas nos testes.
Foi concluído que os usuários de sites
como Facebook e Twitter são mais propensos a terem um desempenho 4%
menor, em média.
Entre os 12 mil alunos entrevistados, 78% disseram ter
utilizado redes sociais todos os dias.
Outros estudos já mostraram que o
uso demasiado de redes sociais ocasiona uma baixa capacidade de
atenção.
Outras pesquisas sobre os efeitos dos jogos no desempenho acadêmico
também têm mostrado resultados positivos.
Segundo eles, não há nenhum
impacto negativo em tarefas complexas, raciocínio e destreza.
Um estudo recente da Universidade de Columbia mostrou que o uso de jogos em
crianças de 6 a 11 anos está associado com melhoria intelectual e
competência.
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