sexta-feira, 12 de agosto de 2016

Inteligência artificial pode fingir ser uma pessoa para enganar usuários

Inteligência artificial pode fingir ser uma pessoa para enganar usuários


Pesquisadores da empresa de segurança ZeroFOX demonstraram recentemente como a tecnologia de aprendizagem de máquina pode ser utilizada para enganar usuários e incentivá-los a clicar em links suspeitos. Em testes, os pesquisadores utilizaram um software para escrever tweets como um ser humano e responder às pessoas usando a hashtag #Pokemon, sugerindo links. Um terço dos usuários visados clicou no endereço enviado, mostrando que a técnica pode ser convincente.
A taxa é bem maior do que a obtida com mensagens automatizadas de phishing, técnica que visa enganar usuários para que cliquem em links comprometidos que podem roubar dados sensíveis do usuário. O sistema de inteligência artificial se assemelha ao spearphishing, técnica onde o criminoso se passa por alguém conhecido para ganhar a confiança do usuário. Nestes casos, a taxa de sucesso é de 40%.
"O spearphishing é altamente manual e leva dezenas de minutos para atingir um alvo. Esta abordagem é quase tão precisa e está automatizado. Assim, ela poderia ser usada em escala muito maior", explica John Seymour, cientista de dados da ZeroFOX. Segundo ele, a tecnologia de aprendizagem de máquina pode ajudar os criminosos a aumentar sua taxa de sucesso "drasticamente".
Phishing
O phishing e o spearphishing são alguns dos maiores problemas de segurança atuais. De acordo com a Cisco, no ano passado as mensagens enviadas pelo Facebook que usam essas técnicas foram a causa número um de acesso não autorizado a redes corporativas.

Apesar dos progressos tecnológicos, especialistas apontam que essa técnica ainda está longe da perfeição, o que dificulta a sua utilização por pessoas mal intencionadas. A ZeroFOX, no entanto, ressalta que isso pode acontecer em algum tempo. Os algoritmos de aprendizado de máquina estão se tornando cada vez mais simples. Além disso, em redes sociais como Twitter não é preciso falar corretamente para ser compreendido.
Technology Review

Fonte: OlharDigital

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todas postagem é previamente analisada antes de ser publicada.