quinta-feira, 25 de agosto de 2016

Mini dispositivo mata 99% das bactérias na água em apenas 20 minutos


Mini dispositivo mata 99% das bactérias na água em apenas 20 minutos 
 
Por Redação | em 24.08.2016 às 20h21 
 
Nano dispositivo Stanford
 
Eis aí um grande avanço: um pequeno dispositivo que promete eliminar bactérias em um pequeno espaço de tempo. Desenvolvida por pesquisadores da Universidade de Stanford, a ferramenta pode ser muitíssimo importante para áreas em que água potável é algo bastante escasso ou difícil de conseguir. O dispositivo pode eliminar 99% de bactérias em uma garrafa d'água em apenas 20 minutos. Para que a mesma quantidade de água seja limpa de forma natural, são necessárias 48 horas de exposição ao sol. 
 
Ele funciona como um acelerador desta eliminação de bactérias com a luz do sol. O chip foi criado por pesquisadores do departamento de energia de Stanford e é do tamanho de um selo de carta. Ele possui camadas de dissulfeto de molibdênio que, ao entrar em contato com o sol, aciona químicos desinfetantes na água, iniciando o processo de limpeza. "Nosso dispositivo parece um pequeno retângulo de vidro negro. Nós apenas jogamos ele dentro da água e o sol faz todo o trabalho", disse Chong Liu, pesquisador em Stanford. 
 
Nano dispositivo Stanford
Outra característica interessante no pequeno dispositivo é que ele é feito de materiais acessíveis. O dissulfeto de molibdênio não custa caro para ser produzido e pode ser uma ferramenta importantíssima para os mais de 650 milhões de pessoas que não possuem água ao redor do mundo. Até o momento, somente três testes foram realizados, o que significa que levará mais tempo até que o dispositivo esteja disponível para o público. 
 
Fonte: Adrenaline
Fonte: Canaltech

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todas postagem é previamente analisada antes de ser publicada.