quarta-feira, 17 de agosto de 2016

Novo computador da Intel quer atuar como "cérebro" dos robôs

Novo computador da Intel quer atuar como "cérebro" dos robôs

PC World / EUA
16 de agosto de 2016 - 18h42
 
Chamado de Euclid, dispositivo foi anunciado pela fabricante durante a abertura do Intel Developer Forum, nos EUA.
Um computador compacto chamado Euclid, da Intel, deve tornar muito mais fácil o desenvolvimento de robôs.
Apesar de parecer muito com a câmera Kinect, do Xbox, o Euclid é um PC que pode funcionar como o cérebro de um robô.
É possível instalar o computador onde ficariam os “olhos” do robô humanóide. A Intel mostrou o Euclid em um robô se movendo durante a abertura da Intel Developer Forum com o seu CEO Brian Krzanich.
O Euclid conta com uma câmera 3D RealSense que funciona como os olhos do robô, capturando imagens em tempo real. O computador possui também sensores de posição e movimento que podem ajudar o robô a se mover em ambientes internos e externos.
Um processador Atom fornece as capacidades de computação para analisar as imagens e dados reunidos pelo robô.
O Euclid também possui habilidades de conectividade para comunicação e rastreamento. O computador roda Ubuntu OS e o conjunto de ferramentas e bibliotecas de desenvolvimento de robôs ROS (Robot Operating System), muito usados hoje em dia para desenvolver robôs.
A Intel também anunciou que quer facilitar a construção de drones com um novo kit de desenvolvimento chamado Project Arrow. É um sistema de drones completo em uma placa, afirmou o CEO da empresa.
O Project Arrow possui conectividade 4G/LTE, controlador de voo, e uma câmera RealSense para enxergar e ajudar a identificar e evitar obstáculos. A placa de desenvolvimento utiliza SDKs Airmap, usada para o gerenciamento de voos de baixa altitude de drones.
De acordo com Krzanich, o Project Arrow custará 400 dólares; no entanto, o executivo não revelou uma data de lançamento do produto.
Mais para frente, a Intel vai lançar uma “plataforma de drones completa” com a placa e as partes necessárias para fazer um drone a partir do zero. Esse pacote será lançado entre o final deste ano e início do próximo.

Fonte: IDGNow

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todas postagem é previamente analisada antes de ser publicada.