sexta-feira, 12 de agosto de 2016

Pela 1ª vez, estudante brasileira é finalista global da Google Science Fair

Pela 1ª vez, estudante brasileira é finalista global da Google Science Fair

Da Redação
11/08/2016 - 16h57

Com cápsula acessível que neutraliza lactose do leite, estudante de Londrina conquistou vaga para disputar com estudantes de oito países
A estudante Maria Vitória Valoto, 16 anos, de Londrina (PR), conquistou uma vaga na final global da Google Science Fair com o projeto “Leite sem lactose para todos”. É a primeira vez que o Brasil será representado na última etapa da feira de ciências do Google.
O projeto de Maria disputa, agora, o grande prêmio com outros 15 projetos de estudantes dos Estados Unidos, África do Sul, Índia, Singapura, Zâmbia, Malásia, Bangladesh e Arábia Saudita.
Com o seu trabalho, Maria queria resolver um problema que atinge milhões de pessoas mundo afora: a falta de produção de uma enzima necessária para digerir leite de forma adequada.
No Brasil, pelo menos 50 milhões de pessoas são afetadas e comprar leite sem lactose ou mesmo outras alternativas não lácteas como leite de soja ou amêndoa pode ser muito caro e de difícil acesso. E enquanto os fabricantes de alimentos podem produzir produtos sem lactose com bastante facilidade, o produto final pode reduzir a qualidade e o valor nutritivo do leite.
Maria então pensou em criar uma cápsula acessível para adicionar diretamente ao leite para neutralizar sua lactose.
Após vários experimentos, Maria produziu uma cápsula reutilizável que funciona a partir de temperaturas do refrigerador até 37 graus Celsius, e funciona igualmente bem em leites com baixo teor de gordura e leite integral. Da mesma forma, pode ser reutilizada para neutralizar as enzimas de lactose no leite por até sete dias e custa apenas alguns centavos.  
No total, os 16 projetos da final do da Google Science Fair trazem ideias para melhorar o mundo por meio da ciência e engenharia. Os finalistas propõem desde um teste de bafômetro para prever o câncer de pulmão até um filtro de carbono para diminuir significativamente o desperdício de isopor.
O vencedor do Prêmio Principal será anunciado em cerimônia no dia 27 de setembro. O autor do projeto vencedor ganhará uma bolsa de estudos no valor de US$ 50 mil. 

América Latina
Outros dois estudantes brasileiros ganharam etapa regional da competição de ciências do Google para a América Latina. A dupla João Gabriel Stefani Antunes, de 15 anos e Letícia Pereira de Souza, 18 anos, alunos de um colégio de Fortaleza (CE) ganharam o o Prêmio Impacto na Comunidade com o projeto “Semente Mágica - Transformando água contaminada em água potável”.
Os dois estudantes usaram sementes de uma planta local do Ceará, a moringa, que atua como um coagulante natural barato, para tornar água contaminada em potável.
Para conhecer os outros finalistas da etapa global, acesse o site.

Fonte: IDG NOW!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todas postagem é previamente analisada antes de ser publicada.