quarta-feira, 10 de agosto de 2016

Primeiro site da internet completa 25 anos

Primeiro site da internet completa 25 anos


Em 6 de agosto de 1991, o físico britânico Tim Berners-Lee apresentou o conceito global da World Wide Web (WWW), a internet que conhecemos hoje. Nessa data foi ao ar e para todo público o primeiro site da internet, contendo uma página de texto básico e palavras com hiperlinks. Veja.
Computadores conectados já existiam desde antes dessa data, pois na década de 1960 alguns computadores nos Estados Unidos conseguiam trocar dados através de uma linha telefônica. Mas o marco da internet como a conhecemos hoje está relacionado com a criação do primeiro servidor e primeiro site que utilizavam o padrão “HyperText Transfer Protocol” (HTTP). Isso ocorreu no natal de 1990, através da Organização Europeia para Pesquisa Nuclear (CERN), na Suíça.
Apesar do feito, inicialmente apenas pesquisadores do CERN tinham acesso à tecnologia desenvolvida. Em 6 de agosto de 1991, no entanto, o conceito foi apresentado em vários newsgroups. Berners-Lee também desenvolveu o primeiro navegador e os padrões básicos, como o protocolo de transmissão e a linguagem de programação HTML.
Rede livre
Berners-Lee não quis patentear ou comercializar seu conceito: segundo ele qualquer um poderia ter feito o que ele fez. Além disso, para o pesquisador, a ideia de lançar a World Wide Web era como jogar um palito de fósforo em um celeiro cheio de palha. Ele concluiu que a web se espalhou porque muitas pessoas contribuíram fortemente para que ela fosse aceita.
De acordo com a Federação Alemã das Empresas de Informação, Telecomunicação e Novas Mídias (Bitkom), 86% das empresas que possuem mais de dez trabalhadores estão na internet de alguma forma. Bermhard Rohleder, diretor executivo da federação, relatou que mais de três bilhões de pessoas no mundo todo utilizam a internet e cada vez mais há pessoas com páginas privadas.
Hoje existem mais de 120 milhões de endereços registrados com o domínio “.com”. No final de 2013, o Icann, que é responsável pelo gerenciamento e pela atribuição dos endereços na internet, aprovou a criação de novos domínios. Atualmente existem mais de mil tipos de terminação para endereços.
Via DW

Fonte: OlharDigital

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todas postagem é previamente analisada antes de ser publicada.