São Paulo – Todos os anos, o World Architecture Festival (WAF) premia as maiores obras da arquitetura mundial, entre projetos finalizados e em construção. A edição 2016 da honraria acontecerá em Berlim (Alemanha) e já conta com uma lista invejável de finalistas, que incluem escritórios renomados como o da lendária arquiteta Zaha Hadid.
Um exemplo é a obra que abre esta galeria de imagens: o Museu da Montanha Messner. Concebido pelo Zaha Hadid Architects, a construção fica no norte da Itália, na região montanhosa conhecida como Tirol do Sul, foi concluída em julho de 2015 e está localizada a 2.275 metros acima do nível do mar.
Ao todo, 340 projetos em 32 categorias diferentes foram anunciados como potenciais vencedores do prêmio cujos vencedores serão finalmente anunciados em novembro. Essas obras concorrem ainda ao maior título do WAF, o de “Prédio do Ano”. Em 2015, quem ficou com ele foi o impressionante “The Interlace”, um projeto residencial em Singapura que é de autoria dos escritórios Office of Metropolitan Architecture (OMA) and Buro Ole Scheeren.
Enquanto a edição 2016 do WAF não solta a lista final de vencedores, confira nesta galeria algumas das construções mais incríveis da disputa.