quinta-feira, 8 de setembro de 2016

Estudo mostra os desafios da inteligência artificial nos próximos anos

Estudo mostra os desafios da inteligência artificial nos próximos anos


Um estudo da Universidade de Stanford, na Califórnia, buscou traçar uma perspectiva sobre como a inteligência artificial poderá atuar na vida das pessoas em 2030. Chamado de 'Artificial Intelligence and Life in 2030', o estudo é o primeiro do projeto AI100, que pretende fomentar o debate sobre o desenvolvimento ético de softwares e tecnologias inteligentes.
Peter Stone, da Universidade do Texas e um dos envolvidos nas pesquisas, disse que a inteligência artificial irá se tornar mais comum e útil nos próximos 14 anos e deve atuar no cotidiano das pessoas melhorando a qualidade de vida e a economia. Entretanto, ele ressaltou que a tecnologia exige alguns cuidados.
O pesquisador alerta que a inteligência artificial vai promover mudanças profundas e afetará empregos, salários e outras questões sociais que devem ser debatidas desde hoje e amplamente compartilhadas. Barbara Grosz, presidente do projeto da Stanford, disse que ser transparente sobre as mudanças e desafios que a tecnologia vai proporcionar é fundamental para construir uma relação de confiança entre as pessoas.
Dentre as áreas que sofrerão impactos com a inteligência artificial, o estudo da Stanford destaca o transporte, os robôs para execução de serviços, a saúde, a educação, o entretenimento e a assistência a comunidades com dificuldades socioeconômicas.
O estudo ainda orienta que já não é tão cedo para debater sobre a economia relacionada com a tecnologia e que essas discussões devem ser feitas por todas as pessoas. Assim como propõe as legislações e responsabilidades atreladas a ela. O relatório completo do estudo pode ser conferido em inglês neste link.
Via Universidade de Stanford

Fonte: OlharDigital

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todas postagem é previamente analisada antes de ser publicada.