quinta-feira, 1 de setembro de 2016


Portal de Periódicos tem cobertura na área de Ecologia


Publicado: Sexta, 26 Agosto 2016 11:56 | Última Atualização: Sexta, 26 Agosto 2016 12:14


No Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) é possível encontrar variedade de conteúdos sobre a área de ecologia e assuntos correlatos, como botânica, desenvolvimento sustentável, reciclagem, poluição e saúde. Uma das principais ferramentas oferecidas nessa área do conhecimento é a plataforma da Ecological Society of America (ESA).
A ESA foi fundada em 1915 com o objetivo de unificar a ciência da ecologia, estimulando a pesquisa, incentivando a comunicação entre os profissionais da área e promovendo a aplicação de dados ecológicos e princípios para a solução de problemas ambientais. A sociedade tem como missão “publicar e tornar amplamente disponíveis os resultados mais significativos da pesquisa ecológica, particularmente aqueles que aumentam a compreensão e a aplicação de conceitos ecológicos gerais”.

26082016 ecological society of america logo
O Portal permite acesso a cinco periódicos da ESA em texto completo. São eles: Ecology, Ecological Applications,Ecological Monographs, Frontiers in Ecology and the Environment e Ecosphere. Além das revistas científicas, os usuários também têm à disposição o Bulletin of the Ecological Society of America, que é de acesso livre. A disponibilidade da plataforma varia de 1920 até o presente.
O acesso ao conteúdo dever ser realizado pela opção “Buscar base” – com a inserção da sigla “ESA” – ou ainda pela alternativa “Buscar periódico” – neste caso, é necessário incluir o nome da publicação no campo de pesquisa.
Saiba mais sobre os periódicos:
Ecology
O título publica artigos que relatam elementos básicos de pesquisa ecológica. A ênfase é colocada sobre artigos concisos, que documentam fenômenos ecológicos importantes. Também faz parte do conteúdo uma ampla gama de pesquisa que inclui técnicas, abordagens e conceitos relacionados a temas como fenômenos atuais, ecologia do ecossistema e biogeoquímica. Ecology inclui ainda abordagens descritivas, comparativas, experimentais, matemáticas, estatísticas e interdisciplinares.

Ecological Applications
Esta revista científica é amplamente envolvida com aplicações da ciência ecológica para problemas ambientais. Contempla artigos que desenvolvem princípios científicos para apoiar a tomada de decisão ambiental, bem como documentos que discutem a aplicação de conceitos ecológicos para questões ambientais, política e gestão. Os trabalhos informam sobre testes experimentais, aplicações reais, técnicas científicas de apoio à decisão, análises econômicas, implicações sociais de questões ambientais e outros tópicos relevantes.

Ecological Monographs
O conteúdo publicado nesta revista científica fornece informações de grandes avanços empíricos e teóricos da área, além de estabelecer parâmetros de referência a partir dos quais futuras investigações podem surgir. Assim, o conselho editor exige que os trabalhos sejam baseados em pesquisa, análise e apresentação de resultados (e não simplesmente por envolverem amplos conjuntos de dados ou estudos de longa duração).

26082016 permaculture gardening 21
Frontiers in Ecology and the Environment
Publicado 10 vezes por ano, o periódico é bastante abrangente, sendo composto por artigos sobre todos os aspectos da ecologia, do meio ambiente e de disciplinas relacionadas. Envolve também pesquisas de alto impacto e apelo interdisciplinar. Além disso, o título apresenta notícias recentes (em âmbito internacional), debates, editoriais, colunas especiais e uma seção de cartas.

Ecosphere
O escopo da publicação é quase tão amplo quanto a própria ciência da ecologia. Esta revista científica recebe submissões de todas as disciplinas da ciência ecológica, bem como estudos interdisciplinares ligados à ecologia. O objetivo do título é fornecer uma produção rápida e somente online, mas mantendo os padrões rigorosos de avaliação da ESA.

Bulletin of the Ecological Society of America
O boletim é o registro oficial da Ecological Society of America. A publicação cobre eventos ecológicos, notícias e relatórios de interesse para a comunidade ecológica. Ele também é um espaço de comentários e opiniões sobre questões que não necessitam de arbitragem científica, podendo ser publicadas somente com avaliação dos editores de seção e do editor-chefe.

Portal de Periódicos
O Portal de Periódicos da Capes é uma biblioteca virtual que reúne e disponibiliza a instituições de ensino e pesquisa no Brasil o melhor da produção científica internacional. Ele conta com um acervo de mais de 38 mil títulos com texto completo, 126 bases referenciais, 11 bases dedicadas exclusivamente a patentes, além de livros, enciclopédias e obras de referência, normas técnicas, estatísticas e conteúdo audiovisual.

O Portal foi criado tendo em vista o déficit de acesso das bibliotecas brasileiras à informação científica internacional, dentro da perspectiva de que seria demasiadamente caro atualizar esse acervo com a compra de periódicos impressos para cada uma das universidades do sistema superior de ensino federal. Foi desenvolvido ainda com o objetivo de reduzir os desnivelamentos regionais no acesso a essa informação no Brasil. Ele é considerado um modelo de consórcio de bibliotecas único no mundo, pois é inteiramente financiado pelo governo brasileiro. É também a iniciativa do gênero com a maior capilaridade no planeta, cobrindo todo o território nacional.
Acesse o Portal de Periódicos da Capes
(Com informações do Portal de Periódicos)

Fonte: CAPES

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todas postagem é previamente analisada antes de ser publicada.