Agenda Acadêmica 2016: “Ciência Alimentando o Brasil”

Agenda Acadêmica 2016: “Ciência Alimentando o Brasil”

Ciência Alimentando o Brasil
 
A 13ª edição da Agenda Acadêmica será realizada durante a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), entre os dias 17 e 22 de outubro. O evento tem como principal objetivo apresentar à comunidade universitária e à população a produção acadêmica em suas três grandes áreas de atuação: ensino, pesquisa e extensão. O tema deste ano é “Ciência Alimentando o Brasil” e a intenção da universidade é buscar uma interface das áreas e disciplinas em seus cursos. A temática foi construída de acordo com a proposta de seguir os objetivos de desenvolvimento sustentável da ONU – combate à fome, agricultura sustentável, melhoria da nutrição e segurança alimentar.
O vice-reitor e coordenador da SNCT, Antonio Claudio Lucas da Nóbrega, ressalta que a Agenda Acadêmica representa um momento muito valioso, quando a universidade se abre para a comunidade, ratificando o seu compromisso social, prestando contas de suas atividades acadêmicas e traduzindo a linguagem científica para toda a população. “Esse ano a UFF terá a chancela oficial do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação por ter sido contemplada no edital de apoio aos eventos da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, consagrando assim a nossa participação e reafirmando o nosso compromisso com a divulgação científica do país. A UFF estará de portas abertas para receber a comunidade e, principalmente, os estudantes em todas as cidades onde atuamos", conclui.
A abertura será às 15h do dia 17, no Centro de Artes UFF, com apresentação do Música Antiga da UFF. Haverá também a apresentação do coral Crianças da Vila Ipiranga, que participou da cerimônia de abertura das Olimpíadas deste ano. O encerramento será no dia 21, com premiação de trabalhos dentro e fora da sede.
A Agenda Acadêmica ocorrerá em todos os campi de Niterói e nos outros municípios em que a UFF está presente. As atividades serão realizadas de segunda a sexta-feira. No dia 22, com o apoio e parceria da Prefeitura Municipal de Niterói, haverá atividades no Campo de São Bento, em Icaraí, onde nos finais de semana ocorre uma feira de artesanato, artes e orgânicos, tradicionalmente conhecida pela comunidade. Outras universidades e instituições com foco em tecnologia também apresentarão seus projetos no local.

A proposta

Segundo uma das coordenadoras da Agenda Acadêmica, Monique Feder, além da programação geral, cada unidade propõe suas próprias agendas específicas, suas jornadas acadêmicas para a comunidade interna, com oficinas e workshops voltados para os alunos, além das atividades de popularização da ciência. “Essa é uma iniciativa de todas as áreas de atuação, mas a iniciação científica tem uma tradição em fazer essa interlocução”, afirma.
A jornada científica promove o “UFF de Portas Abertas”, que trabalha com visita guiada, visita técnica, palestras e exposições, além da “Casa da Descoberta” e “Ciência Sob Tendas”. Tradicionalmente, a UFF proporciona essas atividades todos os anos ao público. As práticas realizadas têm como objetivo a divulgação científica, convidando escolas de ensino fundamental e médio e a comunidade para conhecer o que a universidade oferece. A intenção é dialogar com uma linguagem acessível, aproximando as escolas do meio científico.
Para o reitor Sidney Mello, a produção e a difusão da ciência são reconhecidamente pontos fortes da UFF. “O processo de expansão da nossa universidade viabilizou não só o acolhimento de milhares de estudantes, proporcionando acesso ao ensino universitário como também promoveu o contato direto com o desenvolvimento da ciência”, destaca.
Segundo Mello, a UFF consolida a cada dia sua posição como uma das maiores instituições de ensino e pesquisa do país, crescendo em todos os pontos do Estado do Rio de Janeiro com alto nível docente e técnico e formando estudantes com destaque profissional. Nesse sentido, o reitor destaca que “a Agenda Acadêmica 2016 é um congraçamento de toda comunidade da UFF e ressalta o nosso papel como vanguarda de uma sociedade em busca de conhecimento e justiça social”.
A Agenda Acadêmica conta com a Resolução Nº. 189/2005, que prevê a substituição das aulas por atividades vinculadas à SNCT. O evento é realizado durante o período letivo, fazendo parte do calendário acadêmico. Toda a universidade se mobiliza para sair da rotina, desenvolvendo atividades diferentes daquelas tradicionais de sala de aula, com um público diversificado e com maior liberdade de experiências acadêmicas em outros formatos. Alguns cursos da UFF aproveitam a semana para promover oficinas, workshops e grupos de trabalho aos participantes.
“As unidades de ensino entram no ritmo para construir suas próprias propostas e programações. O que move a Agenda Acadêmica são os programas das pró-reitorias, que têm alunos de todos os cursos”, afirma Monique. Para sua realização, é necessária a participação e envolvimento dos alunos e professores, além do espaço físico.
Nas primeiras edições da Agenda, a mobilização era feita buscando, principalmente, o comprometimento de todos os estudantes bolsistas nas apresentações de trabalhos e, atualmente, também busca uma estrutura física adequada para o evento, com a disponibilização de salas e auditórios. A Agenda Acadêmica ocorre durante o período letivo para possibilitar a ampla participação de docentes, discentes e funcionários na apresentação de trabalhos, em suas diferentes manifestações no âmbito dos programas de Monitoria, de Pesquisa e de Extensão.

Semana de Extensão

A Semana de Extensão (Semext) está inserida na Agenda Acadêmica desde sua primeira edição e é promovida pela Pró-Reitoria de Extensão (Proex-UFF). Seus objetivos são divulgar, avaliar, integrar e, através do Prêmio Josué de Castro de Extensão, destacar os trabalhos apresentados pelos alunos da universidade dentro das oito áreas temáticas - Comunicação, Cultura, Direitos Humanos e Justiça, Educação, Meio Ambiente, Saúde, Tecnologia e Produção e Trabalho - definidas pela Política Nacional de Extensão/MEC/Forproex 2012.
Segundo a coordenadora da Semext, Ellen Cortez Contreiras, na Semext de 2016, o intercâmbio com outras instituições de ensino superior e com a sociedade permanece sendo estimulado, ampliando a disseminação de informações referentes à dimensão extensão universitária. Essa edição traz a inovação da autenticação dos certificados on-line, através da utilização de um código de barras bidimensional (QR Code).
Para consultar a programação da Agenda Acadêmica, visite o endereço http://www.agendaacademica.uff.br/atividades/.

Fonte: UFF

Comentários