Confira as atividades e oportunidades de 8 a 14 de outubro na Agenda Científica do MCTIC
Por Ascom do MCTIC
Publicação:
07/10/2016 | 15:00
Última modificação: 07/10/2016 | 15:13
Palestra no
LNCC sobre os desafios da ciência de dados, congresso de biotecnologia
sustentável no Inpa, inscrições para o projeto Futuras Cientistas do
Cetene, chamada pública do CNPq para pesquisas na área de segurança
alimentar e nutricional, curso de preservação de acervos científicos e
culturais no Mast e de comunicação científica no Museu Goeldi são os
destaques da Agenda Científica do MCTIC.
Crédito: Ascom/MCTIC
O Laboratório Nacional de Computação Científica (LNCC) promove na próxima quinta-feira (13), às 14h, a palestra "Os desafios da ciência de dados" com o tecnologista Artur Ziviani. No evento, ele vai falar sobre o "dilúvio de dados" produzido pelas ciências e por bilhões de usuários de serviços de Internet. "O tratamento desse grande volume de dados é um dos grandes desafios para a atual sociedade do conhecimento", antecipa Ziviani. Para saber mais, clique aqui.
Congresso de biotecnologia do Inpa
O Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa) realiza, entre 17 e 20 de outubro, o Congresso de Biotecnologia Sustentável na Biodiversidade Amazônica para o intercâmbio científico nas áreas de biologia, biotecnologia aplicada à saúde, nanotecnologia e neurociências, de estudos sobre o câncer e de pesquisas com células-tronco humanas. Nos dias 18 e 19 de outubro, será realizado workshop gratuito sobre divulgação científica direcionado a professores do ensino médio e estudantes de nível superior. Clique aqui para mais informações.
Futuras Cientistas
O Centro de Tecnologias Estratégicas do Nordeste (Cetene) abriu inscrições para o programa Futuras Cientistas, voltado para estudantes e professoras interessadas em participar de projetos de pesquisa nas áreas de biotecnologia, nanotecnologia e microeletrônica. Serão selecionadas 10 estudantes do 2º ano do ensino médio de escolas públicas e cinco professoras de química, física, matemática ou biologia. O objetivo é despertar o interesse das mulheres pela ciência e abrir caminho para o acesso à cultura tecnológica. As inscrições podem ser feitas até 30 de outubro.
Bolsas de verão do CNPEM
O Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM) realiza o 26º Programa Bolsas de Verão, em janeiro e fevereiro de 2017, para estudantes de graduação das áreas das Ciências da Vida e Ciências Exatas de instituições de ensino da América Latina e Caribe. O programa estimula jovens com vocação para pesquisa científica e atividades de desenvolvimento tecnológico. Os estudantes selecionados serão orientados por um pesquisador e/ou tecnólogo de um dos Laboratórios Nacionais do CNPEM. As inscrições podem ser feitas entre 17 e 31 de outubro. Clique para mais informações.
Chamada pública em segurança alimentar
Está aberta chamada pública do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) no valor de R$ 4 milhões para pesquisas na área de segurança alimentar e nutricional no âmbito da União das Nações Sul Americanas (Unasul). As propostas, que podem ser desenvolvidas em 10 linhas temáticas, devem ser apresentadas até 19 de outubro. Entre as ações previstas, estão a identificação e o fomento de núcleos e grupos de ensino, pesquisa, extensão e o apoio à geração e difusão de conhecimento e tecnologias na área; e a integração de políticas públicas de estímulo à produção do conhecimento, às necessidades sociais e de gestão e à inclusão social; entre outras. Para saber mais, acesse o edital da chamada.
Arranjos produtivos de base mineral
Serão realizados nos dias 25 e 26 de outubro, em Santa Gertrudes (SP), o 13º Seminário Nacional de Arranjos Produtivos Locais de Base Mineral e o 10º Encontro do Comitê Temático da Rede Brasileira de Arranjos Produtivos Locais de Base Mineral (Rede APL Mineral). Os eventos têm como tema o ordenamento territorial geomineiro para a sustentabilidade dos arranjos produtivos locais (APLs) de base mineral. A perspectiva é contribuir para a formulação e a prática de políticas públicas que busquem o crescimento e o desenvolvimento da mineração em micro, pequena e média escala no Brasil, por meio de empresas ou cooperativas. Saiba mais.
Pós-graduação no Inpe
O Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) está com inscrições abertas até 31 de outubro para pós-graduação nas áreas de astrofísica, engenharia e tecnologia espaciais, geofísica espacial, computação aplicada, meteorologia, sensoriamento remoto e ciência do sistema terrestre. Gratuita, a pós-graduação no Inpe oferece bolsas de estudos do CNPq e da Capes. Saiba mais.
Curso de comunicação científica
O Museu Paraense Emilio Goeldi (MPEG) abriu inscrições para o curso de comunicação científica, que será realizado de 21 a 23 de novembro. Oferecido pelo Fundo Newton, do Reino Unido, com apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Pará (Fapespa), o curso tem foco na redação científica para melhorar as habilidades de comunicação de pesquisadores. O objetivo é aumentar o alcance e o impacto das pesquisas, incluindo a comunidade científica local e também a internacionalização de resultados e ações de pesquisa. As inscrições vão até 5 de novembro.
Semiárido em debate
Estão abertas as inscrições para o 1º Congresso Internacional da Diversidade do Semiárido, que será realizado entre 10 e 12 de novembro, em Campina Grande (PB). O evento reúne trabalhos sobre a diversidade do semiárido brasileiro para subsidiar o planejamento, a gestão e o monitoramento de políticas públicas para a região. Para mais informações, clique aqui.
Preservação de acervos científicos
O Museu de Astronomia e Ciências Afins (Mast) está com inscrições abertas para a sexta edição do Curso de Preservação de Acervos Científicos e Culturais, que será realizado entre 28 de novembro e 2 de dezembro. O objetivo é ampliar o conhecimento na área da preservação de bens culturais de ciência e tecnologia. Além de palestras sobre proteção e a conservação de acervos, o curso promove visitas técnicas às áreas de guarda de acervos do Mast, ao Laboratório de Conservação e Restauração de Papel (Lapel) e ao Laboratório de Conservação de Objetos Metálicos (Lamet). As inscrições podem ser feitas até 18 de novembro. Clique aqui.
Inovação em mineração
O Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações abriu inscrições para o 3º Seminário sobre Inovação em Geologia, Mineração e Transformação Mineral (Inovamin), marcado para 29 de novembro em Brasília. O encontro reúne governo, empresas e instituições de pesquisa. A ideia é divulgar projetos cooperativos de sucesso no setor mineral e iniciativas de apoio à inovação em empresas. Saiba mais.
Fonte: MCTIC
Comentários
Postar um comentário
Todas postagem é previamente analisada antes de ser publicada.