quarta-feira, 19 de outubro de 2016

Menos de 10% das universidades brasileiras possuem programas empreendedores

Menos de 10% das universidades brasileiras possuem programas empreendedores

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Programas que proporcionam uma maior visão empreendedora, como criação e gestão de novos negócios, franquias, inovação e tecnologia, estão presentes em apenas 6,2% das Instituições de Ensino Superior (IES) do País. Os dados são da quarta edição da pesquisa Empreendedorismo nas Universidades Brasileiras, feita pelo Instituto Data Popular. O levantamento teve como base informações do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e da Endeavor, considerada a maior organização de apoio ao empreendedorismo de alto impacto.
O resultado vai na contramão de outros países, principalmente daqueles que se destacam em inovação, onde a universidade é vista como o lugar mais propício para testar e validar ideias. Quase um quinto das IES (17,9%) não possui qualquer entidade interna que institucionaliza as ações ligadas ao empreendedorismo. No total, 64% dos alunos estão insatisfeitos com a falta de iniciativas nesse aspecto dentro das universidades.
Em média, 56% dos alunos empreendedores acreditam que iniciativas de empreendedorismo como disciplinas, incubadoras e eventos são essenciais ao prepará-los para empreender, mas somente 38,78% das universidades, em média, oferecem essas oportunidades. Como consequência, a universidade não é vista como ponto de apoio do aluno empreendedor. Do total de empreendedores universitários entrevistados, mais da metade (51,6%) não conversa com seus professores sobre negócios.
“Reforçar o conteúdo de empreendedorismo nas universidades é estratégico para o desenvolvimento da economia. Um em cada quatro universitários tem ou quer ter um negócio próprio, mas eles precisam de mais estímulo no ambiente que frequentam em uma fase muito importante da vida, de pensar o início da carreira profissional”, afirma o presidente do Sebrae, Guilherme Afif Domingos.
Foram entrevistados 2.230 alunos e 680 professores de mais de 70 IES, em todas as regiões do Brasil, entre 29 de abril e 13 de maio de 2016. O objetivo foi mostrar como essas instituições estão lidando com o empreendedorismo, por entender que elas têm um papel fundamental para formar a futura geração dos brasileiros que irão criar inovação e empregos para o País.

Cultura empreendedora
O Sebrae tem ações específicas sobre empreendedorismo para o público universitário. Uma delas é o Desafio Universitário Empreendedor, uma competição nacional de caráter educacional para reforçar a cultura empreendedora de forma lúdica e divertida. Desde 2013, mais de 70 mil estudantes se inscreveram para participar do Desafio Universitário Empreendedor. Somente em 2015 foram 21.400 inscritos.
(Agência Gestão CT&I, com informações do Sebrae)

Fonte: Agência Gestão CT&I

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