quarta-feira, 19 de outubro de 2016

Pesquisas científicas comprovam que o hábito de ler desenvolve o cérebro

Pesquisas científicas comprovam que o hábito de ler desenvolve o cérebro

News - Latest

A ciência constatou que a leitura promove o desenvolvimento do cérebro. Pesquisas científicas realizadas nos Estados Unidos, pela Universidade de Stanford, e na França, pela Unidade de Neuroimagiologia Cognitiva do Instituto Nacional Francês de Saúde e Pesquisa Médica (Inserm/Comissão de Energia Atômica e de Energias), comprovam que o hábito de ler faz bem ao cérebro.

Nos Estados Unidos, um grupo de teste foi convidado a ler um capítulo do romance Mansfield Park, de Jane Austen, dentro de uma máquina de ressonância magnética, enquanto os pesquisadores analisavam os resultados neurológicos. Para o experimento, era preciso ler o capítulo de duas formas distintas: primeiramente, uma leitura descompromissada; depois, uma leitura para análise crítica da obra.

A conclusão do estudo apontou que a leitura de livros pode ser um exercício valioso para o cérebro, já que quando lemos, o sangue flui para diversas áreas associadas à concentração e, no caso de uma leitura mais crítica, também para áreas menos ativas do cérebro. Logo, o estudo concluiu que a forma de leitura afeta o cérebro e por meio dela podemos treiná-lo para ser cada vez melhor em atividades que exigem compreensão e concentração.

Já na França, o neurocientista Stanislas Dehaene, diretor da Unidade de Neuroimagiologia Cognitiva do Inserm, usou exames de ressonância magnética para avaliar o cérebro de adultos alfabetizados e analfabetos. Os cientistas descobriram que os cérebros dos adultos que podiam ler eram mais ativos, ainda que, em contrapartida, perdessem parte de sua memória visual, possuindo menos habilidade no reconhecimento facial.

De acordo com a professora e escritora brasileira Lucília do Carmo Garcez, doutora em linguística aplicada, a leitura é fundamental para o desenvolvimento do ser humano. “É como se fosse uma expansão do cérebro”, diz. Ela faz uma comparação com o aprendizado audiovisual, no qual a pessoa age de forma mais passiva. “Na leitura, é preciso ativar diversas camadas de reflexão para compreender.”

Escritora de livros infantis há mais de 20 anos, Lucília destaca a necessidade de uma alfabetização sólida para transformar uma pessoa em leitor. “É importante assegurar que as pessoas tenham uma alfabetização bem consolidada e, depois disso, é preciso que a sociedade valorize a leitura”, afirma.

Celebração

No Brasil é celebrado no 12 de outubro o Dia Nacional da Leitura, previsto pela Lei nº 11.899, de 8 de janeiro de 2009, que também instituiu a Semana Nacional da Leitura e da Literatura.

(Agência Gestão CT&I, com informações do MEC)

Fonte: Agência Gestão CT&I

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todas postagem é previamente analisada antes de ser publicada.