Robô usa luz ultravioleta para matar bactérias e desinfetar hospitais



Robô usa luz ultravioleta para matar bactérias e desinfetar hospitais


PC World / EUA


20 de outubro de 2016 - 16h04

Desenvolvido pela dinamarquesa Blue Ocean Robotics, gadget está sendo testado em dois hospitais do país. Companhias dos EUA possuem soluções parecidas.



Um robô que está sendo desenvolvido pela Blue Ocean Robotics usa luz ultravioleta para desinfetar quartos. A empresa dinamarquesa está mirando seu produto primeiro para hospitais, onde há um perigo maior de pacientes contraírem infecções. Em um estudo de 2011, o US Centers for Disease Control afirmou que os pacientes adquiriram 722 mil infecções durante tratamentos em unidades de saúde dos EUA naquele ano.
É um problema que a Blue Ocean espera resolver com o seu robô de desinfecção UV. O robô utiliza grandes lâmpadas ultravioleta para matar as bactérias. Basicamente, ele acaba com os ácidos nucleicos dentro da bactérias e rompe seu DNA, tornando impossível para elas se reproduzirem e executar funções vitais.
No momento, limpar quartos de hospital é um processo muito manual, mas como esses robôs são autônomos, poderão ir e desinfetar um quarto sem muita ajuda de pessoas.
E a Blue Ocean Robotics não é a única empresa que teve essa ideia de fazer um robô desinfetante. A Xenex, do Texas, possui a sua própria versão de um robô de desinfecção UV, assim como a Tru-D, do Tennessee.
O robô da Blue Ocean está sendo testado atualmente em dois hospitais da Dinamarca. Segundo o CEO da empresa, John Erland Østergaard, o robô provavelmente será vendido para hospitais e unidades de saúde como um serviço em vez de um hardware.


Fonte: IDGNow

Comentários