quinta-feira, 24 de novembro de 2016

Cientistas criam tecido capaz de carregar bateria de smartphones

Cientistas criam tecido capaz de carregar bateria de smartphones 
Por Redação | em 22.11.2016 às 01h11 
tecido
Com tantas fontes de energia renovável surgindo por aí, não seria de se espantar se você começasse a recarregar seu telefone celular através de fotocélulas ou energia eólica, não é verdade? Mas, agora, mais do que isso, uma equipe de cientistas descobriu o jeito ideal de obter, armazenar e fornecer energia para smartphones, diretamente da sua roupa. 
O grupo de estudiosos de nanotecnologia criou uma malha de fios cobre flexível o suficiente para ser costurada em tecido, como lã ou tricô. O aparato consegue captar e armazenar energia solar simultaneamente, sendo uma prova concreta de que é possível usar camisas hi-tech o suficiente para gerar carga para seu smartphone. Em outras palavras, a menos que esteja de noite, você vai poder sair por aí com uma roupa que mantém seu celular sempre com o máximo de bateria possível. 
"O mais importante é a portabilidade do dispositivo", diz o Dr. Jayan Thomas, pesquisador do Centro Tecnológico de Nanociência da Universidade da Flórida Central. "Em vez de usar dois aparelhos distintos, integramos [o sensor e a bateria para armazenamento] tudo em um filamento só". 
O filamento é feito de uma fotocélula e um supercapacitor para armazenar energia. Ambos compartilham de um mesmo eletrodo, e é possível agrupar vários destes dispositivos e costurá-los em um pedaço de tecido. Inspirado pela tecnologia do tênis de Marty McFly em De volta para o futuro II, o cientista diz que a invenção pode servir de auxílio em vários campos: desde o militar até o novíssimos nichos dos drones e veículos elétricos. 
Por enquanto, o dispositivo ainda é um protótipo costurado em um pedaço de tecido feito de lã. Mas Thomas diz que está estudando uma melhor maneira de costurar tudo e deixar o conjunto flexível o bastante para ser pregado à roupa. Por ora, não dá para dobrar o projeto, mas a equipe do cientista revela que isso é questão de tempo, apenas. 
Via Quartz

Fonte: Canaltech




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todas postagem é previamente analisada antes de ser publicada.